saude   / Consuma com moderação

Será que você sabe? Carnes processadas, batata frita, álcool e refrigerante em excesso aceleram o envelhecimento

Para proteger sua pele, bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada

VIVA SAÚDE Publicado sexta 18 dezembro, 2020

Para proteger sua pele, bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada
Será que você sabe? Carnes processadas, batata frita, álcool e refrigerante em excesso aceleram o envelhecimento - Freepik

A exposição solar e os produtos avançados de glicação, também chamamos de AGEs, são dois dos principais fatores que aceleram o envelhecimento cutâneo, sabia?

Enquanto o primeiro é bastante conhecido, o segundo, relacionado à alimentação, ainda suscita dúvidas. Sabe-se que o carboidrato – ou açúcar – em excesso pode interagir com as proteínas e as gorduras dando origem aos AGEs, agentes que alteram as estruturas e funções do colágeno e da elastina, provocando desordens na pele como rugas precoces, flacidez e manchas!

Além disso, somados aos radicais livres produzidos pela má alimentação, além de excesso de sol sem proteção, tabagismo e privação do sono, os AGEs levam ao estresse oxidativo, danificam os DNA das células e provocam menor atividade celular.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais 

E, para proteger sua pele, os bons hábitos são a melhor aposta, entre eles, a alimentação natural, variada e equilibrada --  as proteínas, antioxidantes e agentes anti-inflamatórios são importantes na defesa contra os AGEs e os radicais livres.

Assim, confira alguns alimentos para evitar:

REFEIÇÃO DE MICRO-ONDAS
Com a popularização dos aplicativos para pedir comida, este tipo de prato pronto já não reina sozinho quando não há tempo para cozinhar, mas o alerta vale para todos os alimentos ultraprocessados, seja o hambúrguer de caixinha ou o do fast-food entregue em casa.

Além de aditivos químicos, pode haver alta concentração de sódio e carboidratos nesses produtos. 

CARNE PROCESSADA

Salsicha, calabresa, bacon e linguiça são exemplos de carnes processadas. 

Ricas em sódio e gorduras saturadas, que desidratam a pele e enfraquecem o colágeno, causam também inflamação.

Podem ser substituídas por produtos feitos com proteínas vegetais (feijão, grão-de-bico, ervilha, soja) ou pelas versões artesanais com menos conservantes e sódio.

REFRIGERANTE
Não é exatamente um alimento, mas está presente nas refeições. Um artigo publicado no periódico JAMA (Journal of the American Medical Association), feito com mais de 450.000 indivíduos em 10 países, acompanhados por mais de 16 anos, descobriu que o consumo de refrigerantes adoçados com açúcar ou adoçantes artificiais pode estar associado às causas de envelhecimento acelerado.

Vá de água mineral, natural ou gaseificada, com limão ou outra fruta cítrica, ricas em antioxidantes.

ÁLCOOL
Não são poucos os danos que causa à pele: vermelhidão, inchaço, perda de colágeno e rugas. 

Se beber, acompanhar o drink com água ajuda, pelo menos, a reidratar o organismo.

BATATA FRITA
Ninguém discute o sabor, mas as frituras causam a reação de glicação, com a formação de AGEs e aumentam a  produção de radicais livres. 

Além disso, as batatas fritas são servidas com muito sal, que desidrata a pele. Uma dica é substituir esse alimento pela batata doce assada com um fio de azeite e uma pitada de sal marinho.

Mandioca, mandioquinha, batata-baroa, cará e inhame também rendem chips assados mais saudáveis.

Último acesso: 06 Mar 2021 - 14:28:24 (1134).