Publicidade

Saiba como combater a retenção de líquido causada pelas altas temperaturas do verão

Confira as dicas dos especialista para acabar com esse problema e desinchar

Saiba como combater a retenção de líquido causada pelas altas temperaturas do verão – Freepik

Quem sofre com inchaço e retenção de líquido, sabe bem que no verão os sintomas aparecem!

Publicidade

Apesar disso ser comum nas mulheres e contribuir para a barriga inchada e celulite, a alta temperatura é uma grande inimiga da circulação sanguínea, causando o acúmulo e o aumento de líquido.

“Para diminuir o inchaço devemos mudar alguns hábitos, como ter uma alimentação balanceada com verduras e alimentos ricos em potássio, beber bastante água, chás que possuem a função diurética como o de hibiscos e verde, além de realizar procedimentos estéticos”, explicou a biomédica Ketlen Souza.

O tratamento para combater o excesso de líquido no corpo pode ser feito de forma natural através da alimentação, com tratamentos estéticos e em casos mais graves pode ser necessário tomar remédios indicados pelo médico.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais 

Publicidade

E, o que eu posso fazer para combater a retenção de líquidos? A biomédica e outros especialistas, preparam cinco dicas para ajudar. Confira!

1. Tenha cuidado com a sua alimentação

“É importante incluir as frutas com frequência em seu cardápio, verduras e alimentos ricos em potássio como a batata, feijão, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos”, explicou Ketlen.

Publicidade

2. Os cuidados diários são importantes

Praticar exercícios físicos no seu dia a dia é um dos cuidados indispensáveis. De acordo com Tamara Borges, ingerir bastante líquido também é importante. “Praticar exercícios físicos é uma forma natural de desinchar o corpo, contribui para uma vida mais saudável e até para o processo de emagrecimento. Beber água, pelo menos dois litros por dia, é essencial.”

3. Faça drenagem linfática

Publicidade

“A drenagem linfática é um dos procedimentos mais conhecidos no combate à retenção de líquidos, além de ser essencial no pós-operatório das cirurgias plásticas. Baseada em um método de massagem altamente especializado, a drenagem linfática manual melhora a circulação, a oxigenação dos tecidos, e é uma ótima estratégia para eliminar o excesso de líquidos”, concluiu a biomédica.

Vale ressaltar que o procedimento pode ser realizado em clínicas de estética especializadas, entre três a cinco vezes por semana.

4. Tome suplementos naturais diuréticos

Publicidade

Os remédios devem ser usados somente quando prescritos pelo médico. Mas é importante lembrar que existem suplementos naturais e chás que são diuréticos e auxiliam naturalmente no combate à retenção de líquidos, sem trazer nenhum tipo de prejuízo para a saúde.

“Existem compostos naturais de chá, como o X-Diu que é um suplemento 100% natural com base nos chás de hibiscos, carqueja e verde. Também tem os chás naturais como o Chánical, que também possuem a função de combater a retenção de líquidos no organismo. Além disso, ambos os produtos são antioxidantes, reduzem o inchaço, são anti-inflamatórios, auxiliam na digestão, entre outros benefícios. Procure uma loja de suplementos naturais e peça orientação sobre os produtos”, complementou Ketlen.