Publicidade

Saboroso e saudável! Veja os benefícios do cogumelo para a sua saúde

O funghi, que é usado em risotos, saladas e em pratos populares também pode ser um grande aliado em vários fatores

Saboroso e saudável! Veja os benefícios do cogumelo para a sua saúde – Pixabay

Os cogumelos são tipos de fungos amplamente usados na gastronomia, seja da mais sofisticada, até a mais popular. 

Publicidade

Pode ser em um risoto funghi, em uma salada ou até de acompanhamento para aquele estrogonofe com batata palha. Os cogumelos estão lá.

Porém, sabia que eles podem ser grandes amigos na busca por uma alimentação mais saudável? Eles possuem efeitos positivos na redução de riscos de doenças e são capazes de proporcionar diversos benefícios.

OS BENEFÍCIOS DO COGUMELO PARA A SAÚDE

AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS

Publicidade

Os aminoácidos atuam na estruturação celular, função hormonal, atividades das enzimas, além disso, também ajudam a fortalecer a imunidade.

FIBRAS

As fibras, além de serem personagens conhecidos nas dietas, regulam os níveis de colesterol sanguíneo e diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças do trato gastrointestinal.

Publicidade

BETA-GLUCANOS

São fibras consideradas compostos bioativos que colaboram com a ativação do sistema imunológico, melhorando a resposta da imunização. Além disso, os beta-glucanos também possuem atividade antioxidante, ótimo para o organismo, antiviral e antialérgica.

VITAMINA E

Publicidade

É uma vitamina antioxidante, ou seja, altamente eficaz na proteção das membranas celulares contra danos no organismo, protegendo o nosso corpo de várias disfunções degenerativas, como o câncer, por exemplo

VITAMINAS DO COMPLEXO B

As vitaminas do complexo B são importantes substâncias da natureza orgânica que contribuem para a produção de células saudáveis. Além disso auxiliam na produção de energia do corpo, crescimento e manutenção da saúde.

Publicidade

FLAVONOIDES

Outro nutriente antioxidante. Estes, em específico, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e também na diminuição do LDL (colesterol ruim).

FÓSFORO E CÁLCIO

Estes minerais ão importantes elementos na formação e fortalecimento dos ossos e dentes, atuando na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose, por exemplo.

*Por: Murilo Toretta / Adaptação: Isis Fonseca e Marcello Sapio*