Publicidade

Proteína Tau: Estudo de cientistas detalha importante proteína relacionada à doença de Alzheimer

Cientista canadense e neurocientista luso-brasileiro, Henry Oh e Fabiano de Abreu, mostram como uma proteína é essencial para a saúde mental e doenças neurodegenerativas

Proteína Tau: Estudo de neurocientista luso-brasileiro em parceria com cientista canadense detalha importante proteína relacionada à doença de Alzheimer – Freepik/ rawpixel.com

Já parou para pensar que existe uma relação entre uma proteína presente no organismo (mais especificamente, a proteína Tau) e as doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer? Cientistas explicam a relação e psicanalista Fabiano de Abreu indica como neutralizar a questão com a alimentação.

Publicidade

O assunto foi tema de um artigo publicado pelo chefe do departamento de saúde da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Idaho, o cientista canadense Prof. Dr. Henry Oh e pelo PhD, neurocientista, psicanalista e biólogo luso-brasileiro Fabiano de Abreu. O estudo foi publicado na revista científica Cognitions Scientific Journal, membro da GPJ nos Estados Unidos.

+++ Como a covid-19 pode afetar a cognição do cérebro humano? Neurocientista fala sobre o assunto

Na publicação, os cientistas explicaram que a proteína Tau faz parte da família das proteínas associadas aos microtúbulos (microtubule-associated proteins – MAP). Sua principal função é a de estabilizar os microtúbulos pela agregação da tubulina — subunidade que compõe os microtúbulos. Nesse sentido, o cientista Fabiano de Abreu explica que “esta proteína atua no controle da dinâmica dos microtúbulos durante a maturação e o crescimento dos neuritos, sendo considerada a maior proteína do citoesqueleto e sua hiperfosforilação tem consequência nas funções biológicas e morfológicas nos neurônios”.

O que isso quer dizer?

Publicidade

Biologicamente falando, os cientistas investigaram como esta proteína tem relação com as doenças neurodegenerativas.

Mas, primeiramente, eles explicam que as doenças neurodegenerativas estão associadas aos neurofilamentos e/ou agregados de proteína Tau e o processo de hiperfosforilação da proteína, o que enriquece a formação destes agregados, consequentemente, bloqueando o tráfego intracelular de proteínas neurotróficas e demais proteínas funcionais. Fabiano destaca que “isso leva a uma consequente perda ou diminuição do declínio no transporte axonal e dendrítico nos neurônios”.

Por outro lado, as proteínas Tau são abundantes nos neurônios do sistema nervoso central e responsáveis pela estabilidade dos microtúbulos, que Abreu salienta que são aquelas estruturas proteicas que fazem parte do citoesqueleto e são formados pela polimerização das proteínas tubulina e almetralopina. “Quando possuem defeito, não estabilizam bem os microtúbulos levando ao aparecimento de estados de demência”, destaca o neurocientista.

Publicidade

+++ Primeiro tratamento medicamentoso para Alzheimer em quase 20 anos é aprovado nos Estados Unidos

Um grande problema se observa com a presença de Beta-amiloide. Esse elemento “leva os neurônios a hiperfosforilar, que é a proteína de ligação do microtúbulo e este nível aumentado redistribui a Tau no interior do axônio para os dendritos e corpo celular gerando aglomerados; este processo vai resultar em disfunção ou morte neuronal levando a doenças neurodegenerativas”. Ou seja, quando as beta-amilóide se agrupam, o resultado não será nada nada agradável para a saúde da pessoa, detalha Abreu: “Elas formarão placas que vão bloquear a sinalização entre os neurônios nas sinapses e podem ativar células do sistema imunológico causando inflamações e devorando células deficientes”.

Do ponto de vista prático, essa enzima GSK-3-Beta também pode trazer sérios problemas para a saúde motora e mental da pessoa: “Ela tem um papel importante na degeneração de neurônios”.

Publicidade

PARA EVITAR OS DANOS

Para evitar estes danos, a sugestão de Fabiano é simples: “Basta ingerir uma dieta rica em mineral lítio, que pode ser encontrada em grãos, carne bovina, ovos e verduras, que assim será possível ter um efeito neuroprotetor que vai inibir esta enzima. Além do mais, não vai trazer alterações na proteína Tau”, completa.

Publicidade