Publicidade

Posso ingerir bebida alcoólica depois de tomar a vacina contra a Covid-19?

Saiba o que dizem especialistas sobre a ingestão de álcool após tomar o imunizante contra a Covid-19

Saiba se você pode ingerir álcool depois de tomar a vacina contra a Covid-19 – Unsplash/ Fred Moon

Embora a vacinação contra a Covid-19 já esteja avançada em muitos países, ainda há algumas dúvidas em relação ao que se pode e não pode fazer após a imunização com as vacinas disponíveis.

Publicidade

Dentre uma das principais dúvidas da população, está a ingestão de bebidas alcoólicas nos primeiros dias após tomar a vacina. Em alguns vídeos que circulam nas redes sociais, em tom de brincadeira, muitos pacientes perguntam às enfermeiras no momento da vacinação se podem beber após tomar o imunizante.

Em alguns casos, estes profissionais respondem períodos diferentes e não há um acordo em relação ao número de dias, o que torna esta dúvida ainda mais frequente entre as pessoas que querem comemorar a vacinação com uma cerveja, um drink, um vinho, etc.  

+++ 5 coisas que você não deve fazer depois de tomar a vacina contra a covid-19

Algumas informações falsas que circulam na web apontam que a ingestão de álcool pode interferir na eficácia dos imunizantes, no entanto, especialistas garantem que não há evidências que o álcool diminua a proteção da vacina. 

Publicidade

Posso beber para comemorar a vacinação?

Ainda não há estudos que comprovem que a ingestão de bebidas alcoólicas após a vacinação contra a Covid-19 provoque a ineficácia das vacinas. E alguns especialistas garantem que isso não é algo a se preocupar, dentro do razoável, no entanto, exageros com bebida nunca são recomendados.  

Em entrevista à CNN Brasil, a infectologista da Unicamp Raquel Stucchi diz que se alguém se vacinou e quer comemorar ingerindo um pouco de álcool não há problemas. No entanto, alguns estados brasileiros recomendam beber após 48 a 72 horas de tomar a vacina. 

Publicidade

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

Evitar bebidas após a vacinação não tem relação com a possível interferência que o álcool pode provocar na eficácia do imunizante, mas ele pode intensificar os efeitos colaterais das vacinas, por isso recomenda-se que aguarde entre 2 a 3 dias para “tomar umas”. 

Isso porquê, algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, fadiga e dor de cabeça, e estar embriagado ou de ressaca torna as coisas menos agradáveis. 

Publicidade

 

 

 

Publicidade