Publicidade

Pílula do dia seguinte engorda? Médico ginecologista tira as principais dúvidas sobre o contraceptivo de emergência

O ginecologista e obstetra César Patez desvenda esse mito comum entre as mulheres

O ginecologista e obstetra César Patez explicou os mitos e verdades sobre a pílula do dia seguinte – Freepik/ yanalya

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que só deve ser utilizado em último caso – quando a camisinha estoura, por exemplo. O medicamento é composto por uma dose considerável de hormônios e, por isso, tende a gerar diversos efeitos colaterais no corpo da mulher. 

Publicidade

É bem provável, inclusive, que você já tenha ouvido falar que a pílula do dia seguinte engorda e dá espinhas, além de alterar o ciclo menstrual. Mas será que isso é verdade? 

O ginecologista e obstetra César Patez desmente esse mito. “Algumas mulheres podem sentir que a pílula do dia seguinte muda o corpo, causando aumento de gordura ou massa, ou até mesmo inchaço. No entanto, não é bem assim que funciona. Por esse medicamento ser tomado em dose única, seja 24 ou 48 horas após a relação sexual, é um tempo muito curto para causar esse efeito colateral”, explica.

+++ Cirurgia fetal: como ocorre e quando é necessária?

Essa possível sensação de ganho de peso, na verdade, está associada a outra reação: retenção de líquido. 

Publicidade

“As doses de levonorgestrel, que é um tipo de progesterona sintética, favorecem o acúmulo de líquidos no corpo, fazendo com que a mulher se sinta mais inchada. Isso gera uma falsa impressão que a paciente engordou, porém não passa de um inchaço temporário”, garante.

Já que a pílula do dia seguinte contém altas doses de hormônio, tomá-la frequentemente pode causar riscos à saúde.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as taxas de falha são de 0,4%, se a pílula for tomada em até 12 horas, 1,2% em até 24 horas, e 2,4% em até 48 horas. Além disso, quando consumida com frequência ainda pode causar sangramentos irregulares e alterações do ciclo menstrual”, alerta.

Publicidade

Também é comum sentir efeitos como dor de cabeça, dor abdominal, enjôo, vômito, cólica, fadiga, tontura e maior oleosidade na pele e no cabelo. Ainda aumenta os riscos de trombose, diabetes e gravidez ectópica – quando o feto se desenvolve fora do útero. 

+++ Ardência vaginal: ginecologista lista possíveis causas para o problema e opções de tratamentos

Se você tem a vida sexual ativa e não deseja engravidar no momento, o ideal é buscar um método contraceptivo que funcione para o seu estilo de vida. Entre as opções mais populares, estão a pílula anticoncepcional, o DIU, seja hormonal, de cobre ou de prata, e ainda a velha e boa camisinha. Além de prevenir a gravidez indesejada, esse último método ainda te protege contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, recomenda. 

Publicidade

O especialista também indica como aliviar o sintoma de inchaço. “Beba bastante água e, se houver sensação de pernas cansadas e pesadas, é possível manter os membros elevados para ajudar na circulação sanguínea. Caso essa sensação persista por muito tempo ou haja qualquer complicação, vale consultar um profissional da saúde de sua confiança”, completa.