Publicidade

Perfume no ar! As águas florais são terapêuticas e eficientes para o autocuidado; Confira

Por serem suaves, podem ser usados em crianças, idosos, jovens e em pessoas com saúde debilitada

Saiba mais sobre as águas florais; terapêuticas e eficientes para o autocuidado! – Pixabay

As águas florais, também conhecidas como hidrossóis ou hidrolatos, podem ser feitas a partir de várias plantas com propriedades terapêuticas, e são comumente utilizadas como substâncias aromáticas pelas indústrias de cosméticos, perfumaria e aromaterapia.

Publicidade

Os hidrolatos surgem do processo de destilação na extração dos óleos essenciais. Consiste em submeter o material vegetal (folhas, flores, sementes, raízes, etc.) à ação de vapor d’água no momento em que o óleo essencial é extraído. A fragrância é muito parecida com a da essência do óleo, mas um pouco mais fraca. 

+++ VEJA TAMBÉM: Terapeuta ayurvédico ensina massagem para aliviar tensões usando óleos essenciais; saiba quais aromas escolher

+++ VEJA TAMBÉM: Entenda o que pode provocar a rinite alérgica

 

Publicidade

Quais são seus benefícios?

Com muitos nutrientes extraídos das plantas, os hidrolatos contêm propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Podem ser usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza, banhos aromáticos e também servem como aromatizadores de ambiente.

Para pessoas que sofrem de asma e bronquite, as águas florais são grandes aliadas por terem papel terapêutico. Com a fragrância suave, podem ser usados em crianças, idosos, jovens e em pessoas com saúde debilitada. 

Publicidade

A aplicação direta pode se dar pelo autocuidado, servindo para a higienização da pele, como tônico facial, pela hidratação de cabelos e mãos e, para refrescar o ambiente. 

Lembrando que quem tem pele sensível, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou dores também pode receber os efeitos positivos das águas florais.

 

Publicidade

Alguns tipos de águas-florais e suas funções:

  • Acne e peles oleosas: alecrim, lavanda, gerânio;
  • Peles sensíveis e ressecadas: lavanda, gerânio;
  • Revigorar o corpo e a mente: alecrim, lavanda;
  • Energizante: alecrim;
  • Aromatizador para quarto de bebê: lavanda;
  • Arranhões e picadas de insetos: lavanda, gerânio e citronela.