Publicidade

Pare de fumar ainda este ano! Profissional dá dicas valiosas para atingir esse objetivo

A recaída faz parte do processo, sendo muito comum

Pare de fumar ainda este ano! Profissional dá dicas valiosas para atingir esse objetivo – Freepik

No início, pode ser apenas uma brincadeira, mas quando você para pra ver, já virou um vício. Se você clicou nessa matéria, provavelmente tem interesse em parar de fumar e, isso já é um grande passo!

Publicidade

Mas para ajudar ainda mais, hoje vamos reunir algumas dicas para você que quer fugir do cigarro de uma vez por todas e, ainda nesse ano!  

 

+++ VEJA TAMBÉM: Pessoas negativas e o impacto na sua saúde mental, espiritual e física
+++ VEJA TAMBÉM: Veja 7 sinais que indicam vício em redes sociais e estratégias para fazer um detox

 

Publicidade

A primeira – e talvez mais difícil – decisão a ser tomada é “separar-se” do cigarro. Estudos dizem que quem decide parar de fumar pode tentar entre 6 a 8 vezes antes de conseguir. A recaída faz parte do processo, sendo muito comum. Não se culpe, nem desista!

Decisão tomada, busque ajuda de um profissional e, juntos, escolham uma data para o início do processo. Neste momento você tem duas opções: parar bruscamente (jogar os maços de cigarro fora agora) ou parar gradativamente.

Essa última requer disciplina, uma vez que você determinará o número de cigarros que pode fumar ao dia, até que esse número chegue a zero. Lembre-se que seu médico é o profissional que fará a avaliação e prescreverá o tratamento pra você!

Publicidade

Porém, além das recomendações dele, existem algumas mudanças no estilo de vida e hábitos ajudam a melhorar seu comportamento, o que facilitará o processo. As dicas foram dadas pela psiquiatra Ana Paula Carvalho para a IstoÉ. Confira:

 

  • Beber água gelada ao acordar;
  • Substituir o prazer (mascar chicletes sem açúcar, canela em pau ou cristais de gengibre são excelentes pedidas);
  • Ligar para um amigo para conversar;
  • Praticar uma atividade física;
  • Evitar o cafézinho depois do almoço 

Publicidade