Publicidade

Ozonioterapia: o que é? Para quê serve? Ajuda no emagrecimento? Melhora a saúde? Especialista explica tudo sobre o método!

Dra. Poliane Cardoso tira todas as dúvidas sobre o tratamento que ganhou muita visibilidade nos últimos anos

Ozonioterapia ajuda no emagrecimento e no tratamento de varizes – Freepik

Você sabia que o ozônio, além de estar presente na camada da estratosfera que nos protege, é um gás com infinitas aplicações que também pode ser benéfico para o corpo humano? 

Publicidade

Estamos falando da ozonioterapia, que resulta no procedimento terapêutico de aplicar uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, que pode ser administrada por diversas vias do corpo.

POR QUE APOSTAR NA OZONIOTERAPIA

Essas aplicações são aconselhadas pois o gás possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, e modulação do estresse oxidativo. Além disso, melhora a circulação periférica e oxigenação, podendo tratar problemas como varizes e queda capilar. 

*Lembrando que é necessário o auxílio de um profissional qualificado para saber a dosagem correta.

Publicidade

+++ VEJA TAMBÉM: Para trabalhar melhor! Fisioterapeuta lista 6 dicas para evitar dores nas costas durante o home office

+++ VEJA TAMBÉM: Ansiedade: especialista indica quando passa a ser ideal tratar o transtorno com remédios  

Quem sabe tudo sobre o assunto é a Dra. Poliane Cardoso, criadora da primeira rede de ozônioterapia no Brasil voltada a estética e saúde. Por isso, conversamos com a profissional e ela nos esclareceu tudo sobre essa terapia alternativa que ganhou tanta visibilidade nos últimos anos.

Publicidade

 

Qualquer pessoa pode usar a ozonioterapia? 
Sim, qualquer pessoa que não esteja dentro das contra-indicações. A maior delas é a deficiência da G6PD, glicose seis fosfato, que altera o metabolismo das hemácias. 

A ozonioterapia é uma terapia cara? 
Não, hoje é o melhor custo-benefício do mercado. Pode variar de R$100 a R$150 a sessão. 

Publicidade

A ozonioterapia ajuda no emagrecimento? 
Sim, já que aumenta o metabolismo dos ácidos graxos, consequentemente queimando gordura. 

Ajuda na qualidade do sono? 
Também auxilia na qualidade do sono já que equilibra o metabolismo principalmente quando trabalhamos de forma sistêmica. 

É boa para a circulação? 
Aumenta a vascularização local e o óxido nítrico, que melhora a complacência dos vasos sanguíneos, sendo bom para a circulação e para quem tem varizes.  

Publicidade

A ozonioterapia melhora o sistema imunológico? 
Esse tipo de terapia age principalmente na nossa imunidade, aumentando sua defesa através do estímulo das enzimas antioxidantes. 
 
Quais as formas de “aplicação” de ozônio? 
Existem vários modos de se aplicar o ozônio, como o auricular, o retal, o auto hemo menor, aplicações locais intra-articulares, intradérmicas, através de uma bolsa (bag) e, banhos de imersão (hidro-ozonioterapia). 

Qual o efeito do ozônio no corpo humano? 
O ozônio no corpo aumenta a imunidade, estimula o sistema de defesa antioxidante, causa o rejuvenescimento, reduz gordura localizada, celulites, flacidez, estrias, aumenta o crescimento capilar e, diminui pressão arterial. Também quem tem diabetes pode ter a diminuição da resistência à insulina.

Quanto tempo dura uma tratamento e quanto tempo o ozônio fica no corpo? 
O tratamento dura no mínimo dez sessões e, o ozônio age no corpo até sete dias após a aplicação. Então, fazendo aplicação pela primeira vez já temos resultados ótimos, aumentando a imunidade e a qualidade de vida. 

Dra Poliane Cardoso
Foto: Divulgação 

Poliane Cardoso de Freitas Detoni é fisioterapeuta, professora, palestrante e sócia-diretora da rede Poliane Cardoso – Estética In Out. Formada em fisioterapia em Minas Gerais, ela é pós-graduada em dermatofuncional e possui certificado internacional em Estética e Criolipolise, além de MBA em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Criadora da primeira rede de ozônioterapia no Brasil voltada a estética e saúde.