Publicidade

Obstetriz lista vantagens do uso da calcinha menstrual para a saúde íntima feminina

Novas opções de itens de higiene íntima vem ganhando cada vez mais adeptas, trazendo benefícios para o bolso, a saúde da mulher e o meio ambiente 

Conheça os benefícios para a saúde, o bolso e o meio ambiente do uso da calcinha menstrual – Pexels/ Sora Shimazaki

Há alguns séculos, era comum que as mulheres usassem pedaços de tecido para absorver o sangue da menstruação. Conforme as tecnologias foram evoluindo, muitas novidades para esse mercado também surgiram, trazendo, por exemplo, os absorventes descartáveis, e – mais recentemente – os coletores menstruais.

Publicidade

Contudo, outra opção vem se destacando por sua praticidade: a calcinha menstrual, também chamada de calcinha absorvente. Ao mesmo tempo que remonta aos tecidos usados pelas mulheres de outros tempos, a modernidade do material com que a peça é fabricada faz com que o sangue não vaze.

“Esses modelos são como calcinhas comuns, mas absorvem a menstruação. Elas garantem um período menstrual mais prático e confortável”, explica Mariana Betioli, obstetriz.

+++ Saúde íntima: obstetriz lista 6 produtos que você deve manter longe da sua vagina

“A calcinha menstrual é feita com tecidos tecnológicos de alta absorção. Eles se intercalam estrategicamente para garantir que o sangue não passe para o outro lado, o que passa mais segurança”, continua. “É um material macio, que faz com que a peça fique bem moldada ao corpo, sem apertar, sem deformar e nem marcar.”

Publicidade

Além de ser super funcional, também é uma opção mais indicada para a saúde feminina. “Os tecidos são antimicrobianos, o que impede a proliferação de fungos e bactérias. No caso dos absorventes convencionais, o sangue reage com os químicos do absorvente e começa a entrar em decomposição enquanto ainda está em contato com a vulva. As calcinhas não abafam a região íntima e deixam a vagina respirar adequadamente”, ressalta a especialista.

Outra vantagem de usar a calcinha menstrual durante o ciclo é a economia. Por ser lavável e ter a duração mínima de dois anos, o item dispensa o uso de absorventes descartáveis. “Em média, as mulheres gastam quase dez mil reais em absorventes descartáveis durante a vida, o que dá, aproximadamente, 250 reais por ano. Usando a calcinha, a economia é de aproximadamente 170 reais logo no primeiro ano”, aponta.

+++ Saúde da mulher: Ginecologista ressalta importância de consultas de rotina, mesmo durante pandemia

Publicidade

Ao diminuir o consumo de absorventes descartáveis, as mulheres também contribuem para o descarte de menos lixo no meio ambiente. “A bandeira da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque e nossa forma de viver o período menstrual também pode ser ecologicamente correta”, defende.

“Os absorventes comuns poluem em larga escala. Uma mulher tem em média 520 ciclos menstruais durante sua vida, o que representa um descarte de dez mil absorventes tradicionais. No mundo todo, estima-se que são 2,5 bilhões de mulheres que menstruam. Só com esses números, a gente consegue imaginar o tamanho do problema”, alerta a obstetriz. “Além disso, o plástico demora em média, 400 anos para se decompor. Quanto tempo demoraria para todos os absorventes usados por você sumirem?”, questiona.

Cada mulher tem o seu fluxo. Portanto, é importante observar, nos primeiros usos, com qual frequência será preciso trocar a calcinha. “Quem tem fluxo intenso pode usar combinado com o coletor menstrual ou trocar com intervalo menor. Se o fluxo for moderado ou leve, a calcinha pode ser utilizada por até 12 horas seguidas sem nenhum problema”, afirma.

Publicidade

+++ Já ouviu falar no exercício de Kegel? Movimentos podem te ajudar a prevenir a incontinência urinária

Como higienizar a calcinha menstrual

De acordo com Mariana, a lavagem da calcinha absorvente também é super simples. O processo pode ser feito no chuveiro, na pia ou até mesmo na máquina de lavar. “No banheiro, é só lavar com sabonete e colocar para secar no varal”, ensina.

Publicidade

“Mas se você é fã da funcionalidade da máquina de lavar, tudo certo também! Lembre-se de lavar em água fria, sem alvejante ou amaciante. Depois de seca, ela já está pronta para o próximo uso.”

No fim, a calcinha absorvente também auxilia a mulher a conhecer o seu próprio corpo. “A calcinha é uma ótima forma para começar a entender melhor o seu fluxo. Ainda hoje, com toda a informação da internet, a menstruação ainda é vista como um tabu. É bacana que existam alternativas diversas. Assim, as mulheres não ficam reféns de apenas uma opção para o ciclo”, completa.