Publicidade

Obesidade, agravamento da depressão e agressividade: entenda como bebidas alcoólicas agem no organismo

Bebidas alcoólicas possuem alto valor calórico e podem agravar saúde mental

Saiba como a bebida alcoólica afeta o organismo – Freepik/jcomp

Durante a Pandemia, principalmente no ano de 2020, o Brasil passou mais tempo em isolamento social para frear o avanço da Covid 19, levando a um aumento no consumo abusivo de bebidas alcoólicas e no sedentarismo, o que acarretou em uma significativa elevação da taxa de pessoas com doenças crônicas, dentre elas o obesidade, aumentou o nível da obesidade e o grau de obesidade entre os brasileiros, aumentando o número de obesos mórbidos em nosso país.

Publicidade

Com as restrições ao funcionamento de bares, restaurantes, o cancelamento de shows e eventos culturais, a nossa casa passou a ser o principal ambiente para o consumo de bebidas alcoólicas, o que se tornou uma rotina em muitos lares até hoje que, associado ao aumento do sedentarismo, levou ao aumento da obesidade entre os brasileiros. Com isso, o cirurgião geral Dr. André Augusto Pinto explica como o álcool age no nosso organismo.

+++ Consumo de álcool e obesidade aumentam entre os brasileiros, durante pandemia

+++ Estudo da USP mostra relação de álcool e drogas com internações por lesões traumáticas

BEBIDAS ALCOÓLICAS: ALTO VALOR CALÓRICO, AGRAVAMENTO DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO E AUMENTO NA AGRESSIVIDADE

As bebidas alcoólicas têm alto valor calórico e, geralmente associada a bebidas alcoólicas, estão os petiscos e comidas em geral, o que faz com que a ingestão calórica seja muito mais que a perda, levando ao acúmulo de calorias em nosso organismo e, posteriormente, a obesidade. Além disso, o isolamento social aumentou em muito os casos de depressão que leva as pessoas a descontarem seus sofrimentos na bebida e nos alimentos para terem pequenos momentos de “prazer”, levando a obesidade.

Publicidade

No nosso cérebro o etanol traz sensação de euforia e descontração nos primeiros goles, podendo levar a sonolência em um segundo momento e sensação de relaxamento. Isso pode levar algumas pessoas ao alcoolismo por usar a bebida alcoólica contra a sua insônia, com chances de até mesmo agravar quadros de ansiedade da de e depressão já instalados previamente, que pioraram na pandemia em grande parte da nossa população. Isso tudo levando ao aumento da obesidade e do alcoolismo.

+++ Janeiro seco: desafio de 31 dias sem álcool evita infertilidade e doenças, além de melhorar saúde da pele

A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas também pode aumentar a agressividade das pessoas, elevando os casos de brigas familiares, feminicídio e até divórcios no periódico de pandemia.

Publicidade

A taxa de obesidade no Brasil chegou a 20% e 60% dos brasileiros estão acima do peso. Em relação à ingestão alcoólica, 55% da população adulta ingere álcool com alguma frequência e, desses, 17% aumentaram o seu consumo diário de álcool segundo o Instituto Brasileiro do Fígado. 

Além disso, a ansiedade, depressão e compulsão alimentar também aumentaram seus índices na pandemia. A somatória de aumento da ingestão de alimentos ultraprocessado , ingestão alcoólica mais frequente e o aumento do sedentarismo levou ao aumento da obesidade no Brasil e no mundo.

Publicidade