Publicidade

Não esqueça da língua! Higienizar a região com frequência melhora até mesmo o paladar

Pesquisa mostra que de 85% dos casos de halitose, 50% são causados pela falta de limpeza na língua

Hábito de escovar a língua – Freepik/cookie_studio

Durante a higienização bucal com a escovação dos dentes e uso de fio dental, uma parte que não deve ser esquecida é a língua. Seja com a sua própria escova ou com raspadores próprios para isso, a limpeza dessa região evita o acúmulo de saburra lingual, como aponta a cirurgiã dentista e especialista em odontopediatria e estética dental, Dra. Karen Bier.

Publicidade

Um estudo científico publicado na American Academy of Periodontology mostra que 85% dos casos de halitose, por exemplo, são originados da boca. E 50% deles são consequências de resíduos na língua. A cirurgiã dentista explica que a saburra, por exemplo, “é uma placa bacteriana que é composta de restos alimentares que contêm bactérias”.

+++ Nada de bafo! Confira uma receita caseira de enxaguante bucal

+++ Sensibilidade ou cárie? Saiba a diferença das causas de dores entre as duas condições

E, assim como os dentes devem ser escovados após as principais refeições do dia, a língua também precisa ser higienizada. “Claro que se a gente consegue, durante o nosso dia, após o nosso lanche da tarde ou manhã fazer uma escovação, ótimo. Se não, pelo menos três vezes ao dia podemos escovar a nossa língua”

Publicidade

Ao remover as placas bacterianas nessa região, a Dra. Karen explica que os efeitos dessa prática influenciam até mesmo o sabor da comida na hora da alimentação. Além de “prevenir o desenvolvimento de lesões de cáries, doenças periodontais e de mau hálito”.

Publicidade

Ainda, a especialista ressalta: “As escovas devem sempre apresentar cerdas macias para não ter nenhum tipo de agressão aos tecidos, tanto os duros, dos dentes, como os moles, de gengiva, bochecha e língua”.