Publicidade

Não é só em novembro! Entenda mais sobre o câncer de próstata

Este tipo de câncer é uma das mais letais para os homens, muito pelo preconceito envolvido no seu exame

Saiba sobre o Câncer de próstata – Andrea Piacquadio

A Abbott em parceria com a Men´s Health Network, elaboraram uma pesquisa que constatou que a maioria dos homens tem uma atitude displicente com sua saúde. Na verdade, 61% dizem que são “semi-proativos sobre a saúde”, pois procuram ajuda quando necessário, mas não fazem consultas médicas preventivas, ou check-ups anuais.

Publicidade

Outros dados apontam que quase metade (46%) dos homens entrevistados disse que visitas ao médico os deixam nervosos, ansiosos ou com medo e 50% admitiram que seu maior medo antes de ir ao médico é descobrir que têm um problema sério de saúde.  

O Novembro Azul, é um movimento internacional para conscientizar a respeito da prevenção do Câncer de Próstata. Esta iniciativa visa sensibilizar os homens para importância de exames de rotina para um diagnóstico precoce.

Embora, a grande preocupação seja o câncer, existem doenças que homens acima dos 50 anos são acometidos e nem sabem. Doenças que prejudicam o dia a dia do trabalho, em casa, vida social entre outros e que com exames de rotina como, PSA, toque retal e Ultrassom, seria facilmente diagnosticado.

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), é um desses casos, uma das doenças mais comuns dos homens, que é a facilmente diagnosticada e tratada, por isso, vale ressaltar que a prevenção é o caminho.

Publicidade

Com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, a Hiperplasia Prostática Benigna deve ter sua incidência e prevalência bastante aumentada. Dados mais recentes sugerem que ela ocorra em um quarto dos homens com 50 anos de idade, em um terço com 60 anos e em metade com 80 anos ou mais “Essa é uma doença que acomete 50% dos homens”, afirma Francisco Cesar Carnevale, médico.

Uma grande alternativa para o tratamento da HPB, crescimento da próstata, é a técnica da embolização, que por ser minimamente invasiva e não mexe com a função sexual ou causa perda da ejaculação.

Ou seja, o paciente não fica impotente e nem corre o risco de ter continência urinária. “Com esse  procedimento o paciente é tratado de uma forma ambulatorial (day hosp), sem necessidade de internação” assegura Carnevale. 

Publicidade

É extremamente importante que todos os homens façam o acompanhamento anualmente com o seu urologista a partir dos 50 anos. O Urologista é o especialista que conhece e acompanha todos os problemas da próstata dos pacientes, assim como outras doenças relacionadas ao aparelho urinário. “Os pacientes devem realizar regularmente exames, como por exemplo o Prostate-Specific Antigens (PSA), o toque retal e fazer a ultrassonografia para obter informações mais específicas sobre possíveis doenças da próstata” finaliza o médico.

Vale sempre ressaltar que cabe sempre ao médico e o paciente avaliar qual seria a melhor terapia a ser empregada em determinadas doenças da próstata. Em alguns casos, inclusive com a confirmação por meio de biópsia, a HPB é assintomática, mas pode interferir na hora de urinar:

Dificuldade de urinar;
Jato urinário fraco;
Gotejamento no final
Micção em dois tempos
Sensação de que a bexiga ainda precisa ser esvaziada;
Idas frequentes ao banheiro durante a noite;
Vontade incontrolável de urinar; 

Publicidade

Em casos mais avançados, a HBP também pode provocar:

Sangue na urina;
Infecção urinária de repetição
Cálculos na bexiga;
Retenção urinária;
Insuficiência renal

 

Publicidade