Publicidade

Morango faz bem para o coração e reduz o colesterol; veja os principais benefícios dessa deliciosa fruta

O zinco presente no alimento estimula as habilidades de pensamento

Morango reduz o colesterol; veja os principais benefícios dessa deliciosa fruta – Freepik

Grande representante das frutas vermelhas, o morango é um fruto típico de climas temperados do norte e do Chile. Pequeno, de cor avermelhada brilhante, com sabor levemente ácido, aroma agradável e forte, o alimento é bastante versátil, servindo para o preparo de sucos, smoothies, sorvetes, doces, bolos, biscoitos e saladas.

Publicidade

Além disso, a fruta tem propriedades diuréticas e é rica em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e também fortalece a parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.

Mas não para por aí, o morango tem os mais diversos benefícios! Para conhecer os principais, confira:

+++ VEJA TAMBÉM: Maçã reduz fome, melhora o funcionamento intestinal e previne o envelhecimento; veja mais benefícios

+++ VEJA TAMBÉM: Goji berry: Benefícios da fruta que ajuda a emagrecer e melhora a visão

Publicidade

Reduz o colesterol 
Um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry mostrou que o morango contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) do organismo. Os pesquisadores alimentaram um grupo de voluntários com 500 g da fruta por dia durante um mês.

Quinze dias após o final do experimento, verificaram que os níveis de colesterol baixaram aproximadamente 9%. Isso ocorreu devido ao fato de o morango ser rico em antocianina, um tipo de antioxidante que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e eleva as taxas do colesterol bom (HDL). Esta substância diminui o nível de inflamação dos tecidos e, de quebra, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos.

 

Publicidade

Melhorar a capacidade mental

O zinco presente no morango estimula as habilidades de pensamento, a vitamina C, a agilidade mental, já a vitamina B reduz os níveis de homocisteína que podem contribuir para a doença do Alzheimer.

 

Publicidade

Combate a obesidade
As proteínas, fibras e gorduras boas presentes na fruta causam sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimento a ser consumida e aumentando o intervalo de tempo entre uma refeição e outra. É o efeito inibidor da fome que combaterá a obesidade. 

 

Ajudar a prevenir doenças cardiovasculares
O morango é um alimento rico em fibras e, incorporá-las na alimentação ajuda a reduzir os riscos de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças arteriais. 

Publicidade

 

Aumenta a imunidade
A fruta contém, em sua composição nutricional a vitamina E, betacarotenos, compostos bioativos e uma excelente fonte de vitamina C que reforça a imunidade ajudando no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos.

 

Mantém a saúde dos olhos 
A zeaxantina é um carotenoide responsável por dar a cor vermelha à fruta e que está presente também no olho humano. Quando ingerido, este composto ajuda a proteger o olho da luz solar e dos raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de cataratas no futuro, por exemplo.