Publicidade

Maçã reduz fome, melhora o funcionamento intestinal e previne o envelhecimento; veja mais benefícios

O alimento também ajuda os pulmões e o sistema respiratório, podendo evitar doenças como bronquite e asma 

Conheça 8 benefícios da maça para sua saúde e a inclua já na sua alimentação – Freepik

Você sabia que a maçã é um dos alimentos mais poderosos para nosso organismo? Existe até um provérbio em inglês que diz “Uma maçã por dia mantém você longe do médico”, resumindo um pouco do que a fruta pode proporcionar.

Publicidade

Ou seja, consumi-la pode proporcionar uma vida equilibrada e longe de doenças, já que tanto a polpa quanto a casca são ricas em vitaminas C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, além de fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina.

Por isso, a dermaticista Patrícia Elias compartilhou em seu canal do Youtube os principais benefícios dessa rica fruta! Vamos descobrir? 

+++ VEJA TAMBÉM: A couve-flor é ótima para previnir gripes e resfriados; Conheça 7 benefícios da hortaliça

+++ VEJA TAMBÉM: Goji berry: Benefícios da fruta que ajuda a emagrecer e melhora a visão

Publicidade

1. Ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL)
Tudo isso graças à pectina, um tipo de fibra solúvel encontrada na casca da maçã. Muitas pessoas têm o hábito de comer a fruta sem casca, porém ao retirá-la, diversos de seus benefícios também vão embora.

2. Reduz a fome
As fibras encontradas na casca da maçã podem ajudar também a aumentar a sensação de saciedade, o que reduz as chances de ingerir alimentos em maior quantidade e, como consequência, contribui para o processo de perda de peso.

3. Melhora o funcionamento intestinal
A maçã é ideal para evitar a constipação, já que contém alto teor de fibras. É importante consumir a fruta com a casca, que possui a pectina, que age como probiótico e ajuda o intestino a funcionar melhor. 

Publicidade

4. Melhora a respiração  

A fruta ajuda os pulmões e o sistema respiratório, podendo evitar doenças como bronquite e asma. 

5. Diminui o risco de diabetes

Publicidade

Acredita-se que os polifenóis presentes nas frutas previnem danos nos tecidos das células beta do pâncreas. Elas produzem insulina no corpo e são frequentemente prejudicadas nas pessoas com diabetes tipo 2. 

6. Fortalece o sistema imunológico
O responsável por isso é a quercetina, antioxidante que apresenta uma importante ação anti-inflamatória, além de contribuir para eliminar os radicais livres do organismo.

7. Melhora a função cerebral 
Também por conta da quercetina, ajuda na função cerebral, reduzindo as chances de morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Além disso, possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, o que protege o sistema nervoso.

Publicidade

8. Evita o envelhecimento precoce
A maçã possui muitos antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem todas as células do corpo contra inúmeros agentes que causam doenças e o envelhecimento precoce.