Publicidade
Ortopedista fala sobre joanete – Pexels/Anna Shvets

Conhecido popularmente como joanete, o Hallux valgus é uma deformidade em um dos ossos no pé que causa uma saliência na região afetada e, como consequência, pode gerar um desvio na parte medial do dedo.

Publicidade

De modo geral, o joanete consiste na abertura ou desvio do primeiro metatarso — que fica localizado próximo ao dedão do pé. Com essa deformidade, o dedão passa a ser “curvado” para fora e sobrecarga todos os outros metatarsos. Apesar de ser algo comum, se não tratado, o médico ortopedista Dr. Bruno Takasaki Lee alerta que o paciente pode passar a conviver com dores constantes na região que podem impedir até o simples caminhar, por exemplo.

JOANETE: MITOS E VERDADES SOBRE A DOENÇA

Entre os mitos e verdades que acercam as causas do joanete, o salto de bico fino não é tão vilão assim. O Dr. Bruno comenta que ele não é o causador, mas pode sim fazer as dores na região serem maiores e aparecerem mais cedo.

Já a parte que o problema acomete mais mulheres, em relação aos homens, o médico afirma ser verdade. “Há um conjunto de causas que possibilitam o seu surgimento. No entanto, uma forte carga genética é uma das causas mais comuns”, diz. 

+++ Estudo mostra o crescimento de casos de demência ao redor do mundo. Cerca 153 milhões de pessoas serão afetadas pela doença, em 2050

Publicidade

+++ Obesidade em cães: veja quais são os riscos e confira dicas para cuidar de seu pet

E, ao contrário do que muita gente acha, joanetes podem variar de acordo com o seu estágio da deformidade e o desenvolvimento pode ser gradual. “Isso significa que pode evoluir para casos mais graves, caso não exista um diagnóstico e tratamento mais cedo. Por isso é tão essencial estar atento ao surgimento de inflamação ou vermelhidão na região, dores no dedo, principalmente ao caminhar e aos possíveis inchaços. Ao serem identificados esses sintomas, o ideal é procurar um especialista, ressalta. 

A indicação mais efetiva para tratar é a intervenção cirúrgica, que atualmente já está bem mais avançada e o paciente consegue ter alta e vida normal dentro de poucos dias e o melhor – com o problema e as dores solucionadas.

Publicidade

Sobre a fonte:

Dr. Bruno Takasaki Lee 

CRM: 120.229 

Publicidade

Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo. Médico formado e Especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tendo praticado inúmeras atividades esportivas durante sua vida, o Dr. Bruno Lee integra seu conhecimento técnico ao esportivo, unindo o conhecimento anatômico, patológico e funcional para o alcance do melhor resultado no tratamento de suas patologias. Nos últimos anos, o Dr. Bruno Lee buscou continuamente o aperfeiçoamento nas técnicas minimamente invasivas para tratamento das patologias dos pés.