Publicidade

Intestino impacta na saúde mental: saiba como ter bom funcionamento do órgão

Um intestino que não funciona corretamente pode afetar o humor e a forma como o paciente leva a vida

Intestino impacta na saúde mental: saiba como ter bom funcionamento do órgão – FREEPIK

Muitos estudos vêm demostrando como as alterações na nossa microbiota intestinal se relacionam e interagem diretamente com as respostas do nosso sistema nervoso, assim como podem influenciar na nossa função cerebral. Isso porque ela é responsável pela produção de grande parte das substâncias neuroquímicas, como serotonina e dopamina, que o cérebro utiliza para regular processos fundamentais, como de aprendizagem, sono, memória e humor.

Publicidade

Segundo Dra. Vivian Campos, médica generalista (CRM SC 15858), é importante compreender que nossas ações refletem na nossa microbiota, seja para melhorá-la ou piorá-la, e impacta na nossa saúde, e, consequentemente, na nossa qualidade de vida.

ESTRESSE PODE ALTERAR A COMPOSIÇÃO DE BACTÉRIAS INTESTINAIS

Recentemente estudos têm mostrado que altos níveis de estresse podem alterar a composição de bactérias intestinais, que por sua vez podem influenciar o desencadeamento de transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e depressão.

A médica generalista explica que por isso é sempre importante lembrar que o nosso corpo funciona de forma integrada, sendo influenciada constantemente por estímulos internos e externos.

Função do microbioma intestinal, destacamos abaixo alguns exemplos de práticas alimentares que podem contribuir para a saúde intestinal e mental:

Publicidade

Saiba como ter bom funcionamento do intestino

1- Aumentar a ingestão de alimentos e preparações culinárias fermentadas, reconhecidas como boas fontes de probióticos, pois contêm culturas de bactérias vivas. Exemplos: kombuchá, kefir, iogurte, leite fermentado, chucrute, kimchi, picles, missô, natto, tempeh, vinagre de maçã não pasteurizado e outros.

2- Consumir alimentos fontes de probióticos, a fim de estimular o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Exemplos: alho-poró, cebola, alho, chicória, banana, aspargos, cereais integrais e leguminosas. Só cuidado se você não está com boa digestibilidade, esses alimentos podem aumentar produção de gases.

3- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras e diversos aditivos capazes de alterar a microbiota intestinal.

Publicidade

4. Caprichar na mastigação, que é a melhor forma de garantirmos um bom processo digestivo.


Dra Vivian Campos médica CRM Sc 15858

 Graduação em Medicina – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro – RJ 

Publicidade

Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada a Medicina – FAPES