Publicidade

Imunidade das mulheres é mais eficiente à Covid-19, aponta pesquisa americana

Os homens representam 60% das mortes pelo novo coronavírus no mundo

Imunidade das mulheres é mais eficiente à Covid-19, aponta pesquisa americana – Freepik

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, publicado na quarta-feira, 26, na revista científica Nature, os homens mais velhos (acima de 60 anos) têm maior risco de adoecer do que as mulheres da mesma idade, representando 60% das mortes por covid-19 no mundo.

Publicidade

Isso acontece porque o gênero feminino tem uma resposta imunológica mais eficiente ao novo coronavírus. No Estado de São Paulo, o último boletim epidemiológico aponta que entre as vítimas estão 16.836 homens e 12.358 mulheres. 

+++ VEJA TAMBÉM: Diabetes e covid19: endócrinos lembram os cuidados na hora de aplicar a insulina

+++ VEJA TAMBÉM: Coronavírus: OMS diz que reinfecção de pacientes não é comum

O estudo analisou 98 pacientes com média de 60 anos e identificou que mulheres desenvolveram uma resposta mais eficiente das células T, aquelas que estimulam a produção de anticorpos ou destroem diretamente as células infectadas pelos vírus, entre eles, o Sars-CoV-2, impedindo a propagação da infecção.

Publicidade

“O gênero masculino desenvolve mais respostas inflamatórias de citocinas do que o feminino no início da covid-19. Além disso, elas apresentam melhor imunidade às células T do que os homens”, afirmou a imunologista Akiko Iwasaki, líder da pesquisa da Universidade de Yale ao Estadão.

Os pesquisadores alertaram que o quadro grave de uma doença não está relacionado apenas ao funcionamento do sistema de defesa do corpo. Existem diferenças hormonais e comportamentais que podem ser associadas aos quadros mais graves. A pesquisa procura caracterizar apenas a resposta imune desses dois sexos. O estudo também não ofereceu uma razão para essas diferenças.

O desenvolvimento de imunidades mais rápidas e mais fortes entre o gênero feminino no combate ao coronavírus pode estar relacionado à proteção contra os patógenos para a gestação. Por outro lado, um sistema imunológico em alerta constante pode ser prejudicial. Muitas doenças autoimunes são mais prevalentes em mulheres.

Publicidade

Ao concluir as pesquisas, dados mostraram que os homens, principalmente acima dos 60 anos, serão os mais beneficiados quando a vacina for descoberta. Empresas e instituições que buscam o imunizante contra o coronavírus podem ter de considerar os dados por sexo na definição da dosagem da vacina.