Publicidade

Hipertrofia muscular em dia! Fisiologista dá 5 dicas para um melhor resultado dos treinos

A especialista Bianca Vilela explicou que um sono reparador é fundamental para produzir o hormônio do crescimento, importante para a questão do tônus e ganho de massa magra

Hipertrofia muscular em dia! Fisiologista dá 5 dicas para um melhor resultado dos treinos – Freepik

A hipertrofia é um dos maiores desejos das pessoas que frequentam uma academia, não é mesmo? 

Publicidade

Ela basicamente é o aumento das células no tecido muscular, que acontece do aumento de constituintes e funções celulares, ou seja, a hipertrofia é uma resposta fisiológica que decorre de uma adaptação das células musculares diante de estímulos, por exemplo, gerados pelos exercícios físicos (musculação, principalmente) ou trabalhos que exigem força.

Porém, uma das maiores dúvidas é: “Como ter um resultado eficaz e ficar com os músculos desejados?”. A resposta para esta pergunta é um pouco complexa, pois aborda uma série de fatores.

+++ VEJA TAMBÉM: Alimento aliado da mulher: Abóbora melhora a saúde feminina da fertilidade à menopausa
+++ VEJA TAMBÉM: Evitar comer o mesmo alimento mais de uma vez por dia ajuda a perder peso; Leia mais

No entanto, não se preocupe, pois a fisiologista Bianca Vilela listou 5 dicas exclusivas para a Viva Saúde para melhorar os resultados de hipertrofia. Confira:

Publicidade

SONO REPARADOR

Durante o sono – na fase mais pesada, da 0h às 4h da manhã –  produzimos um hormônio – de crescimento – importante para a questão do tônus e hipertrofia muscular. Por isso, é importante dormir antes das 23h, para chegar bem em todas as fases do sono e, ter um sono profundo.

HIDRATAÇÃO FUNDAMENTAL

Publicidade

Multiplique 40 ml  x SEU PESO CORPORAL, para ter a quantidade exata de água necessária para ingerir por dia. Chás naturais também são uma opção. 

TEMPO DE RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Quando treinamos, sobrecarregamos as fibras musculares e, elas precisam se recuperar – levando de um a dois dias, dependendo da intensidade do treino. 

Publicidade

PROTEÍNA NO LIMITE

Proteínas sem exageros! Avaliar se você está exagerando nas proteínas, pois você pode sobrecarregar alguns órgãos vitais, como o fígado – tendo aumento e acúmulo de gordura, afetando seu metabolismo – e, podendo causar problemas sérios nos rins.

AUMENTO PROGRESSIVO DAS CARGAS

Publicidade

O aumento das cargas tem que ser algo gradual – de semana em semana – e, em processo para não machucar e criar lesões desnecessárias. Para quem ficou um tempo sem treinar, a dica é a mesma – começar aos poucos. 

Para ter resultados tem-se que fugir de lesões para não ficar muito tempo parado!