Publicidade

Hidroxicloroquina está associada a alta de mortes em pacientes com COVID, aponta estudo

Estudo publicado na revista Nature associou o aumento de mortes por covid em pacientes que receberam a hidroxicloroquina

Pesquisadores analisaram dados de mais de 10 mil casos que utilizaram a hidroxicloroquina – Freepik

Um estudo assinado por 94 cientistas e publicado na revista Nature, uma das revistas científicas com maior credibilidade, apontou que a hidroxicloroquina não apresenta nenhum benefício no tratamento da covid-19 como está associada ao aumento do número de mortes pela infecção provocado pelo novo coronavírus.

Publicidade

A análise, considerada a mais completa realizada sobre o medicamento até hoje, analisou de forma colaborativa 28 estudos ao redor do mundo sobre o medicamento. Participaram destes estudos mais de 10 mil pacientes diagnosticados com a Covid-19 e foi constatado o aumento da mortalidade entre os pacientes que receberam a hidroxicloroquina. 

+ VEJA TAMBÉM: Países ultrapassam 1 bilhão de vacinas contra coronavírus administradas

“Os resultados mostram que não houve benefício em redução de mortalidade em pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 com o uso de cloroquina e que o uso de hidroxicloroquina esteve associado a maior mortalidade entre os que receberam a medicação”, descreveu o artigo publicado na revista científica.

Os cientistas destacaram que os resultados têm generalização pouco clara para pacientes ambulatoriais, crianças, mulheres grávidas e pessoas com comorbidades. A hidroxicloroquina é um medicamento indicado para o tratamento de artrite reumatoide, lúpus eritematoso e malária e é uma versão modificada da cloroquina, que causa menos efeitos colaterais. 

Publicidade

 

 

Publicidade