Publicidade

Fiocruz divulga alerta para o Brasil, com a nova onda de Covid-19 na Europa e Ásia. ”O risco de recrudescimento permanece”

Fiocruz ressalta a necessidade da manutenção de medidas protetivas, mesmo que os números em relação à doença estejam em queda no país

Fiocruz faz alerta para Brasil – Pexels/rawpixel.com

A Fiocruz e as autoridades de saúde pelo mundo estão preocupadas com a situação da Europa e da Ásia, nos quais têm enfrentado uma nova onda do novo coronavírus e muitas medidas restritivas estão sendo tomadas mais uma vez. Na maior economia do continente europeu, Alemanha, os números são mais expressivos desde o início da pandemia. Conforme o Instituto de Saúde Pública Robert Koch, os casos de pessoas infectadas subiram de 289 para 303 por 100.000 habitantes na última semana. Na quinta-feira passada, 11 de novembro de 2021, o país bateu um novo recorde, registrando cerca de 50 mil novos casos em 24h. 

Publicidade

Em meio ao final de ano, a Fiocruz divulgou – nesta sexta-feira, 12 de novembro – no boletim Observatório Covid-19 que esse cenário na Europa e na Ásia servem como um alerta para o Brasil. “Os dados recentes indicam a manutenção da tendência geral de queda dos indicadores que vêm sendo monitorados pelo Observatório Covid-19 Fiocruz. Entretanto, deve-se destacar que a pandemia não acabou, e o risco de recrudescimento permanece”, aponta a fundação.

+++ Ministério da Saúde anuncia dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas acima de 18 anos

+++ Fiocruz constata que casos suspeitos de doença da vaca louca não estão associados ao consumo de carne 
    
O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Hans Kluge, apontou no início do mês que a Europa voltou a ser o novo epicentro da doença. “O ritmo atual de transmissão nos 53 países que formam a região europeia é muito preocupante. Se mantivermos esta trajetória, poderemos ter outro meio milhão de mortos por Covid-19 na região até fevereiro”.

Por isso, mesmo com a queda dos números de casos e óbitos, não é hora de relaxar. A Fiocruz destaca a importância da manutenção de medidas preventivas: “O uso de máscaras e o distanciamento físico continuam fazendo parte desse arsenal defensivo para redução da transmissão do Sars-CoV-2, pois ainda estamos em uma situação de emergência em saúde pública”.
 

Publicidade