Publicidade

Estudo: canabidiol pode ser um potencial neuroprotetor

O estudo publicado na Free Radical Biology and Medicine mostra como o canabidiol pode proteger células e servir para futuros tratamento contra Alzheimer

Estudo sobre canabidiol – Freepik/jcomp

Diversos estudos sobre o canabidiol (CBN), extraído da planta Cannabis, e mais uma análise sobre o tema foi publicada recentemente na Free Radical Biology and Medicine. O estudo faz uma relação da substância com as células cerebrais, danificadas conforme o avanço da idade.

Publicidade

A pesquisa pode servir para futuros tratamentos contra doenças como Alzheimer e Mal de Parkinson. Isso porque o canabidiol ativou defesas antioxidantes e se mostrou um protetor de células nervosas, sem ativar efeitos psicoativos. 

Os pesquisadores induziram um elemento que causa dano oxidativo e acrescentaram o canabidiol nessas células nervosas. Com isso, observou-se que a substância manteve a homeostase mitocondrial, que produz energia para as células.

+++ Cannabis medicinal é opção para o tratamento da insônia

+++ Cannabis medicinal e epilepsia: tratamento reduziu a frequência das crises da doença, conforme estudo

Publicidade

O QUE DIZEM OS PESQUISADORES SOBRE O ESTUDO COM CANABIDIOL

“Demonstramos que o CBN não apenas protege as células nervosas da ocitose/ferroptose de uma maneira que depende das mitocôndrias e o faz independentemente dos receptores canabinóides”, disse os pesquisadores.

No estudo, o canabidiol foi destacado como um neuroprotetor, que pode ser importante para tratamentos. “Nossos dados destacam o potencial de compostos direcionados às mitocôndrias, como o CBN, como novos inibidores ocitóticos/ferroptóticos para resgatar a disfunção mitocondrial, bem como oportunidades para a descoberta e desenvolvimento de futuras neuroterapêuticas”, concluem os estudiosos. 

Publicidade