Publicidade

Estado de São Paulo anuncia liberação da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, a partir de dezembro

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, atribui flexibilização ao avanço da campanha de vacinação

São Paulo libera uso de máscara – Freepik/prostooleh

O Estado de São Paulo irá liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, a partir do dia 11 de dezembro. Mas, o item de proteção continuará sendo obrigatório em locais internos, como transportes públicos, estações e terminais rodoviários. Segundo o governador João Doria, em anúncio nesta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, a flexibilização ocorre por conta da velocidade de vacinação no Estado.

Publicidade

“O Estado de São Paulo deve alcançar até amanhã (25 de novembro), a cobertura vacinal de 75%, ou seja, com duas doses da vacina. E até 30 de novembro deve superar a casa de 80%”, disse Doria durante coletiva. Ainda, foi anunciado que para quem está com doses atrasadas ou que já podem receber a dose de reforço, o estado irá promover uma campanha de vacinação entre os dias 01 e 10 de dezembro.

+++ Organização Mundial da Saúde anuncia acordo para viabilizar testes de Covid-19 em países pobres

+++ Fiocruz divulga alerta para o Brasil, com a nova onda de Covid-19 na Europa e Ásia. ”O risco de recrudescimento permanece”

AUTONOMIA DAS PREFEITURAS

Publicidade

Apesar do comunicado do governo estadual, as prefeituras municipais irão decidir se aderem ou não à desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos. Ou seja, a decisão oficial será aquela emitida por cada município.

LIBERAÇÃO DE MÁSCARA EM OUTROS PAÍSES

Com mais de 86% da população completamente vacinada, Portugal estuda o retorno da obrigatoriedade de máscara em locais abertos, para evitar um novo surto no país. Tanto o número diário de casos quanto de hospitalização teve um aumento em Portugal. No sábado, 13 de novembro de 2021, as infecções atingiram o pico de 1.816.

Na Holanda, dois meses após flexibilização de medidas, o governo retomou a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos. “As infecções e as internações hospitalares estão aumentando rapidamente”, disse o primeiro-ministro, Mark Rutte
 

Publicidade