Publicidade
Lapsos de memórias podem ser comuns com o avanço da idade – Freepik/freepik

A nossa memória pode ser afetada por diversos motivos, como ansiedade e depressão. O Alzheimer é uma doença que afeta essa parte cognitiva, em que o Dr. Dráuzio Varella explica em seu canal do Youtube: “Começa com pequenos lapsos de memória, a pessoa começa a esquecer acontecimentos recentes e tem uma memória muito boa para acontecimentos tardios”.

Publicidade

Mas, às vezes, esses esquecimentos fazem mesmo parte do processo natural do envelhecimento. Estudos na área de neurologia apontam que cerca de 70% das pessoas com mais de 60 anos afirmam ter dificuldades para se recordar das coisas.

+++ Dia do Alzheimer! Perspectiva de tratamento para a doença agita cenário científico; entenda 

+++ Cuidadores de pacientes com demência também precisam de cuidado e atenção

Esquecer nomes ou de onde colocou os óculos, por exemplo, é comum desde que não interfira no dia a dia. Quando se trata de alterações cognitivas por demência, Drauzio – no vídeo “Diferença entre demência e Alzheimer” – fala até mesmo da relação com a falta de vitaminas: “Você tem demências, por exemplo, nas pessoas mais velha, que na verdade são falta de vitamina B12”, em o idoso realmente fica confuso e atrapalhado.

Publicidade

O fato é que, em condições normais, esses lapsos são transitórios e a pessoa não costuma ficar pedindo as mesmas coisas o tempo todo. Para cuidar da memória durante a vida, o Dr. Willian Rezende, no canal Regenerati Neurologia, explica: “A memória não estando descompensada por doença, a gente pode fazer medidas para ter a otimização da memória”

Isso envolve desde a alimentação até a prática de exercícios manuais ou escritas que ajudam a desenvolver e aprimorar a concentração.

Publicidade