Publicidade
Efeitos da alimentação na enxaqueca – Pexels/Liza Summer

Náuseas, vômitos e sensibilidade à luz, odor e sons: esses são alguns dos problemas decorrentes de um desconforto presente na vida de muitos brasileiros, a enxaqueca.

Publicidade

Cerca de 15% das pessoas no país – o equivalente a 30 milhões – sofrem com a doença, que é a sexta mais incapacitante do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A enxaqueca pode ser decorrente de alguns fatores, inclusive o hereditário. No entanto, dependendo da pessoa, a alimentação também é capaz de ativar ou piorar as crises. 

+++ Enxaqueca x dor de cabeça momentânea: Entenda, diferencie e saiba como tratar cada problema

Bebidas alcoólicas 

Publicidade

Vinhos – em especial o tinto -, champagnes e cervejas causam crises de enxaquecas. Isso por conta da presença da histamina, substância que dilata os vasos sanguíneos e aumenta o fluxo de sangue no cérebro. 

Embutidos e enlatados

Salsicha, presunto e outros embutidos podem estar associados à piora da doença, por conta das composições nitrito e nitrato. Estudos apontam que em amostras fecais, pessoas que sofrem de enxaqueca possuem mais essas substâncias.  

Publicidade

Glúten

O glúten é um composto pró-inflamatório, em que o consumo de alimentos com a sua presença pode ativar a enxaqueca até uma hora depois. Caso esse seja um fator desencadeante da doença, é importante estar sempre atento aos rótulos. 

+++ Crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por ansiedade e estresse causados pela pandemia

Publicidade

Vale ressaltar que a orientação de um médico é indispensável, além de prestar atenção na rotina alimentar para identificar os possíveis alimentos que provoquem a enxaqueca em seu organismo.