Publicidade

Envelheça com mente e coração mais saudáveis, coma beterraba!

Sua raiz, rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, tem mais uma vantagem, confira

Envelheça com mente e coração mais saudáveis, coma beterraba! – Freepik

Você sabia que a beterraba é um dos alimentos mais poderosos que existem? 

Publicidade

O alimento, assim como alface, espinafre e aipo, tem uma grande concentração de nitrato inorgânico — componente que aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes levados aos tecidos — e muitas bactérias encontradas na boca são responsáveis pela transformação do nitrato em óxido nítrico, que ajuda a equilibrar a circulação e a neurotransmissão.

E, não é apenas isso! Sua raiz, rica em nutrientes e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, acaba de ganhar mais uma vantagem significativa para fazer parte da dieta de idosos. 

Segundo um estudo da Universidade de Exeter (Inglaterra), publicado na revista científica Redox Biology, o suco de beterraba estimula bactérias bucais que estão associadas à regulação de vasos sanguíneos e funções cerebrais mais saudáveis.

+++ VEJA TAMBÉM: ‘Skincare natural’: Abóbora, batata doce e frutas cítricas são capazes de melhorar a saúde e a beleza da pele
+++ VEJA TAMBÉM: Máscara de carvão ativado limpa profundamente a pele e controla a oleosidade; saiba como fazer

Publicidade

E, o estudo foi feito da seguinte forma: 26 idosos saudáveis de 70 a 80 anos ​​participaram e receberam suplementação durante dez dias: um com suco de beterraba rico em nitrato e outro com suco placebo sem nitrato.

Resultados

Os resultados apontaram níveis mais altos de bactérias associadas a uma boa saúde vascular e cognitiva, e níveis mais baixos de bactérias ligadas a doenças e inflamação, respectivamente. 

Publicidade

Mas, por se tratar de uma pesquisa com amostra reduzida de participantes, esses achados requerem replicação e confirmação em estudos futuros de maior porte.