Publicidade

Diabetes: cinco dicas para praticar atividade física com segurança

Educador físico recomendou os valores ideais da glicemia antes da atividade

Diabetes: cinco dicas para praticar atividade física com segurança – Freepik

Se você sofre de diabetes ou conhece alguém que tenha esse problema, essa matéria é bem importante!

Publicidade

Cuidar da saúde com segurança é fundamental para ter qualidade de vida e viver bem. Por isso, é importante estar atento para alguns cuidados ao praticar atividade física. 

“No momento de início da atividade, é ideal que a glicemia capilar esteja entre 100 e 200 mg/dl antes do início do exercício. Recomendo que qualquer atividade que requeira atenção, seja uma corrida, uma palestra, uma defesa de tese ou até uma entrevista, siga esses valores”, explicou Emerson Bisan, educador físico diretor de Atividade Física do Correndo pelo Diabetes (CPD).

Convivendo com diabetes tipo 1 desde 1995 e acompanhando há vinte anos pessoas com diabetes que praticam atividade física, Bisan disse que esse intervalo traz segurança para minimizar ao máximo possível a chance de uma hiperglicemia ou hipoglicemia, o que prejudicaria a concentração, coordenação e capacidade de tomar decisões, desde a escolha das palavras numa palestra até aumentar ou reduzir a velocidade durante uma corrida.

+++ VEJA TAMBÉM: Venda de remédios sem eficácia comprovada contra a Covid dispara no Brasil
+++ VEJA TAMBÉM: Segundo especialista da OMS é necessário dar atenção à “Covid longa”

Publicidade

Durante os exercícios, a contração muscular desempenhada é capaz de translocar a proteína transportadora de glicose sem a necessidade da ação da insulina, isso porque as células dos músculos possuem grande quantidade de transportadores de glicose, baixando, assim, os níveis glicêmicos. Isso faz o exercício físico ser considerado parte da linha de cuidado do diabetes.

Confira abaixo as cinco dicas que Bisan deixa para quem tem diabetes e quer começar a praticar atividade física regular:

– Hipoglicemias podem acontecer. Saia sempre com “carboidrato pra dar volta ao mundo”;
– Sempre procure um profissional de educação física antes de iniciar uma nova atividade física, e não se esqueça de conversar com o(a) seu(sua) médico(a) sobre os ajustes de dose e medicação oral;
– Antes da atividade, pergunte-se: qual é a sua glicemia naquele momento?;
– É importante fazer uma refeição com carboidratos complexos;
– É importante se preparar para o tempo de duração da atividade.

Publicidade

“Na grande maioria das vezes, nos preparamos durante anos para uma competição ou prova, e, na ‘hora h’, a glicemia não estava como gostaríamos. Por isso, é preciso saber lidar com qualquer variável para realizar uma atividade física com prazer, conforto e segurança”, finalizou o educador físico.

A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda: caso a glicemia capilar esteja < 100 mg/dl, recomenda-se a ingestão de 15 g a 30 g de carboidrato de rápida absorção e esperar 15 a 30 minutos para nova verificação. Quando a glicemia capilar está mais elevada, principalmente > 200 a 300 mg/dl, na ausência de cetose, é possível realizar os exercícios com cautela e observação presencial ou utilizar 1-3 unidades de insulina de rápida ação antes de dar início aos mesmos.


Sobre o Correndo pelo Diabetes

Publicidade

O Correndo pelo Diabetes (CPD) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular a prática regular de atividade física como ferramenta de promoção da saúde e inclusão da pessoa com diabetes. Desde 2018, recebe o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e atualmente faz parte das ações do Departamento de Diabetes, Esporte e Exercício da SBD.