Publicidade

Dia mundial do coração! Conheça 5 inimigos desse órgão essencial

A atividade física regular reduz o risco de doenças cardíacas e melhora a qualidade de vida

Dia mundial do coração! Conheça 5 inimigos desse órgão essencial – Freepik

Você sabia que hoje, 29 de setembro, é dia mundial do coração?

Publicidade

Lembrando que é importante cuidar desse órgão todos os dias, já que números da Organização Mundial da Saúde apontam as doenças cardiovasculares como a principal causa de morte no mundo.

“Quando falamos de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular encefálico, não é possível apontar um único culpado. Existe, na verdade, uma série de fatores de risco que contribuirão para o aparecimento dessas doenças”, explicou a médica pós-doutora em cardiologia pela Universidade de Harvard, dra. Renata Castro para a Viva Saúde.  

 

+++ VEJA TAMBÉM:  Pressão alta? Saiba quais chás são recomendados neste caso
+++ VEJA TAMBÉM:  Dia Mundial do Coração: nutricionista elenca alimentos amigos do órgão

Publicidade

 

Por isso, para reforçar a importância de um coração bem cuidado, a especialista listou cinco vilões da saúde desse órgão e explicou o que deve ser incorporado ao dia a dia para maximizar seu bem-estar! Confira: 

 

Publicidade

1. Sedentarismo
Evite ficar parado e pratique, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada (como caminhada rápida, dança, natação, tênis em dupla) ou 75 minutos de atividade intensa (como corrida, tênis em modalidade solo, natação competitiva). 

A atividade regular reduz o risco de doenças cardíacas, melhora a qualidade de vida e ajuda na eliminação de outros vilões, como a obesidade, a hipertensão e a diabetes.

 

Publicidade

2. Tabagismo

Não fume. Além de ser um dos grandes responsáveis pelas doenças cardiovasculares, ainda é a principal causa de diferentes tipos de câncer, como os de pulmão, boca, língua e bexiga. 

 

Publicidade

3. Obesidade
Idealmente, o índice de massa corporal (IMC) deve ficar entre 20 e 25 kg/m2. Para calcular seu IMC, basta dividir seu peso (em kg) pela sua altura (em m) ao quadrado.

A perda de 5% do peso em indivíduos obesos já reduz a pressão arterial, o colesterol LDL (colesterol ruim) e os níveis de glicose no sangue.

 

4. Diabetes
A diabetes, principalmente quando mal controlada, ataca não apenas os vasos sanguíneos do coração, mas também os do cérebro e dos rins. Seu controle é feito com modificações dietéticas, medicamentos e atividade física regular.

 

5. Hipertensão 
A hipertensão é uma doença crônica que acomete milhares de pessoas em nosso país. Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas desconhecem possuir. 

Por isso, é importante que você verifique sua pressão arterial regularmente e, caso o diagnóstico de hipertensão seja feito, não deixe de se tratar.
 


A Dra. Renata Castro é especialista em clínica médica, cardiologia e medicina esportiva, com mestrado em cardiologia, doutorado em fisiopatologia clínica e pós-doutorado em cardiologia pela Universidade de Harvard. Professora universitária e pesquisadora em ciências do esporte, já publicou 50 artigos científicos, além de livros e capítulos. É palestrante de diversos eventos científicos nacionais e internacionais.