Publicidade

Dezembro laranja: o que você precisa saber sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de pele

O dermatologista Dr. Amilton Macedo resumiu para os leitores da Viva Saúde todos os cuidados que devemos ter para prevenir o câncer de pele

Tudo que você precisa saber sobre o Dezembro Laranja! – Freepik

O câncer de pele é um dos tumores mais comuns no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um em cada quatro casos diagnosticados da doença são tumores na pele. Para estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) iniciou o movimento de conscientização da doença, o “Dezembro Laranja”, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção à doença.

Publicidade

Com origem nas células produtoras da melanina, a substância que determina a cor da pele, o câncer de pele pode ser dividido em dois tipos: melanoma e não melanoma. O melanoma se origina nos melanócitos, as células produtoras de melanina, e pode se desenvolver em qualquer parte do corpo. Os lugares mais comuns são tronco, pernas, pescoço e rosto. Esse tipo de tumor corresponde a 3% dos casos, e é mais agressivo, pois se espalha rapidamente se o diagnóstico e o tratamento não forem feitos rapidamente.  

Já o não melanoma, é um tumor mais frequente e de menor mortalidade, com grandes percentuais de cura se for diagnosticado precocemente.

Em um país tropical como o Brasil, em que o sol brilha o ano todo, é importante proteger a pele do sol, e com a chegada do verão, em que a incidência dos raios ultravioletas aumenta, é fundamental redobrar os cuidados.

Para proteger a pele é recomendado:

Publicidade

1) Usar chapéus, camisetas e óculos escuros com proteção UV;

2) Usar diariamente filtros solares que protejam contra radiação UVA e UVB e tenham um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada pelo menos duas horas, nas atividades de lazer ao ar livre;

3) Evitar a exposição solar durante o horário entre 10h e 16h;

Publicidade

4) Na praia ou na piscina, é recomendado usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável, 95% dos raios UV ultrapassam o material;

5) Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;

6) Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses;

Publicidade

E Lembre-se: é muito importante redobrar a atenção durante o verão e nos dias mais quentes, cuja exposição solar é maior.

Fique atento à sua pele, qualquer sinal incomum, como manchas, pintas ou feridas que não cicatrizam em quatro semanas, procure seu dermatologista.


Por Amilton Macedo

Publicidade

O dermatologista atua na área de Medicina Preventiva e conta com mais de 28 anos de carreira. Ficou conhecido por trabalhar com tecnologias avançadas para reduzir os efeitos do envelhecimento cutâneo e remodelagem corporal. Não é à toa que caiu nas graças de famosos, como Izabel Goulart, Fiuk, Sabrina Sato, entre outros. Atualmente, possui uma clínica no bairro Jardins, em São Paulo, onde reúne um time de experts em Dermatologia, Cosmiatria e Medicina Preventiva. Seu objetivo é ajudar os seus pacientes a encontrarem a sua melhor e mais saudável versão.  Para oferecer o que há de melhor para os seus pacientes, o expert está sempre em busca de atualização, participando ativamente das organizações de maior representatividade em pesquisas, congressos e eventos.