Publicidade

Dermatologista cita as 7 principais manchas na pele para você identificar e tratar

Convidamos o especialista Dr. Aldo Vasconcelos para sanar todas as suas dúvidas.

Dermatologista elenca manchas que podem surgir na pele e que merecem atenção – Freepik

Cada tipo de mancha tem uma origem específica e algumas trazem diagnóstico de doenças que, tratadas precocemente, podem ser reversíveis.

Publicidade

Pele é saúde e é preciso sempre observar o corpo, porque os sinais visuais para identificação precoce de doenças estão nele, só é preciso saber identificá-las.

Pensando nisso, convidamos o Dr. Aldo Vasconcelos para desvendar os tipos de mancha, como tratar, sinais de gravidade e muito mais.

1) Quais são os tipos de manchas que podem aparecer na pele?

As manchas de pele mais comuns são:

Publicidade

Melasma.
Dermatite.
Micose.
Queimadura por limão.
Acantose nigricans.
Vitiligo.
Acne (manchas após acne)

2) Existem manchas que podem virar câncer de pele? A quais sinais de gravidade devo me atentar?

Sim! Muitas lesões cancerosas podem se assemelhar a pintas, manchas ou machucados, por isso, de maneira geral, é importante procurar um dermatologista toda vez que você perceber alguma alteração na pele, como: manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em 4 semanas; Mudança na textura da pele ou dor.

Publicidade

3) Existem tratamentos para remoção das manchas? Todas são reversíveis?

Existem inúmeros tratamentos para remoção de manchas. O tratamento depende de cada tipo de mancha. O importante e possível é evitarmos as manchas com os cuidados e tratamentos prescritos.

4) Muita gente que teve COVID-19 está se queixando do surgimento de manchas vermelhas na pele. Tem alguma ligação dos efeitos colaterais do vírus com essas marcas? 

Publicidade

Infecções virais também podem manifestar indícios na pele, entre eles: manchas vermelhas, ressecamento, textura áspera e coceira. Em alguns casos, podem ser usados cremes hidratantes com propriedades calmantes ou anti-pruriginosos e anti-histamínicos orais.

5) Quais tratamentos podem evitar que surjam manchas na pele? 

Atenção ao realizar procedimentos estéticos que podem causar algum tipo de inflamação, como laser e peeling; evitar ao máximo se ferir ou se machucar; controlar qualquer quadro de acne com ajuda do dermatologista; usar protetor solar todos os dias. Use chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares para promover uma barreira física contra o sol; Evite a exposição solar entre 10h e 16h.

Publicidade

6) Quais são os principais fatores para o surgimento?

– Fatores de risco do câncer de pele/manchas

– Cor da pele: pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade têm maior risco de desenvolver a doença.

– Hereditariedade: a maior parte das mutações que levam ao câncer são adquiridas ao longo da vida, e não herdadas. Porém, familiares de pacientes diagnosticados com melanoma têm risco mais alto e devem fazer exames preventivos com maior regularidade.

– Exposição ao sol: a radiação ultravioleta (UV) do sol é o principal agente causador de danos no DNA das células da pele. Já indivíduos que tiveram queimaduras solares na infância são mais propensos ao carcinoma basocelular e ao melanoma.

– Bronzeamento artificial: as câmaras de bronzeamento artificial também fornecem radiação UV e seu uso pode levar ao melanoma; esses equipamentos foram proibidos para fins estéticos.

Outros: fatores ambientais ou ocupacionais como a exposição a fuligens, ao arsênico e seus compostos (utilizados na conservação de madeiras, em agrotóxicos e na metalurgia, entre outros), ao alcatrão de carvão (piche), a óleos minerais (industriais, não tratados ou pouco tratados) e a óleos de xisto (utilizados na indústria petroquímica) também podem levar ao câncer de pele após surgimento das manchas.


SOBRE DR. ALDO VASCONCELOS: