Publicidade
Como acolher alguém que está em crise depressiva – Pexels/Polina Zimmerman

Criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) desde 2014, a campanha nacional de prevenção contra o suicídio, Setembro Amarelo, traz à tona a importância de tratar e falar com seriedade sobre transtornos mentais.

Publicidade

Os dados mostram uma realidade preocupante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, sendo o segundo país mais afetado pela doença no continente Americano. Ainda, conforme pesquisas publicadas no JAMA Pediatrics, houve um aumento global de 25,2% de depressão em crianças e adolescentes no período de pandemia da COVID-19. 

+++ Falta coragem para começar terapia? Veja 4 dicas para enfrentar o medo

+++ Cuidados com a saúde mental da terceira idade durante a pandemia

As crises depressivas são momentos de muito sofrimento para quem passa por elas, podendo levar ao suicídio. Se você estiver com alguém nessas horas, saiba as maneiras corretas de como acolher e cuidar dessa pessoa. 

Publicidade

Escute com atenção
Nesse momento, ouvir é primordial. Preste muita atenção na conversa e dialogue conforme o que está sendo dito. Se atente também a pensamentos suicidas, buscando ajuda de um profissional por essa pessoa ou ligando para o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188.

Mantenha a calma
Em uma crise de depressão tudo o que a pessoa menos precisa é de desespero ou brigas. Então, ficar calmo nessa situação é uma atitude de extrema importância. 

Não negue os sentimentos do outro
A negação do que o outro está sentindo – bem como negar a depressão – atrapalha todo o tratamento psicológico e é uma porta para reforçar os estereótipos sobre a doença. 

Publicidade

Acolha
Faça com que a pessoa sinta que você está ali para acolhê-la e compreender o que ela está passando. Não julgue e nem fique falando de si, esteja ali pelo outro.