Publicidade

Corpo e mente! Estresse pode provocar e agravar problemas na pele; saiba quais são

Sintomas ligados ao estresse da mente afetam cerca de 70% dos brasileiros, segundo estudo da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse – Brasil (Isma-BR)

Saúde da mente afeta o corpo – Freepik/freepik

Se tem dois elementos que andam juntos e são essenciais para o bom funcionamento do organismo como um todo são a nossa mente e o nosso corpo. Não adianta pensar apenas em um, e uma das provas dessa união é justamente quando a grande carga de estresse afeta a nossa pele. Um estudo de 2017, realizado pela Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse – Brasil (Isma-BR), mostrou que 70% dos brasileiros já sofriam com sintomas relacionados ao estresse. 

Publicidade

“Na pele, o estresse pode desencadear diversas doenças, já que ela possui receptores para os hormônios liberados em situações estressantes, como o cortisol e a adrenalina”, aponta a dermatologista Dra. Larissa Hanauer. Conforme a médica, quando os níveis de estresse estão muito elevados, podem aparecer erupções cutâneas, como herpes simples e herpes labial, aumentar doenças inflamatórias, como psoríase, rosácea e dermatite seborreica. “As lesões ficam mais sensíveis para tratar, e a pele fica desidratada ou irritada”.

+++ Dia Mundial da Psoríase: aumento do estresse durante pandemia pode piorar quadros da doença

+++ Casos de síndrome de burnout são mais elevados entre as mulheres 

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia em São Francisco, Estados Unidos, observou que problemas como dermatite atópica e psoríase possuem uma tendência de aumento quando uma pessoa passa por momentos de tensão. Além desses problemas, a Dra. Larissa comenta sobre outras condições que podem ser agravadas, como acne, vitiligo e urticária crônica

Publicidade

Quando se trata de espinhas, por exemplo, um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indicou que um em cada três pacientes que sofrem com as acnes possui ligação com elementos emocionais, como estresse, ansiedade e depressão. “Não é só a sua mente que muda quando exposta a muito estresse, todo o seu corpo responde de forma negativa”, ressalta a médica. 

“Para qualquer sinal que a pele possa dar de que o estresse está tomando conta do corpo, é preciso buscar ajuda dermatológica, já que existem diversos tratamentos hoje em dia que podem ser feitos”.

Publicidade