Publicidade

CoronaVac: Vacina chinesa conclui etapa com 9 mil voluntários no Brasil

A imunização vai depender de duas aplicações espaçadas em catorze dias entre si

CoronaVac: Vacina chinesa conclui etapa com 9 mil voluntários no Brasil – Freepik

Nesta quarta-feira, 14 de outubro, os testes com a vacina chinesa CoronaVac – desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac – foram concluídos pelo Instituto Butantan. Nesta etapa, nenhum dos mais de nove mil voluntários registrou efeitos colaterais graves após receber a dosagem, além disso, os primeiros resultados apontam que a produção de anticorpos foi positiva.

Publicidade

Além disso, segundo João Doria, governador de São Paulo, mais resultados dos estudos da fase 3 da vacina serão reunidos na próxima sexta-feira,16, e apresentados publicamente na segunda-feira, 19.

O  Butantan já afirmou que buscará registrar a CoronaVac na Anvisa se for constatada uma eficácia mínima de 50%. Para validar essa expectativa, o instituto espera reunir cerca de 60 casos de Covid-19 entre seus voluntários; se eles se concentrarem totalmente ou em sua grande maioria dentro do grupo placebo, que recebeu uma substância incapaz de combater o vírus, é porque a vacina funciona como o esperado. Se não houver diferença significativa entre os grupos, é porque não funciona.

+++ VEJA TAMBÉM: Covid-19: Holanda registra primeiro caso de morte após reinfecção por coronavírus
+++ VEJA TAMBÉM: Flexibilização: Doria anuncia 76% do estado de SP na fase verde da quarentena, incluindo a capital

Mesmo sem a resposta final sobre a eficácia da CoronaVac, o governo de SP já está divulgando o plano de vacinação. Se a vacina se mostrar eficaz, Doria diz que a distribuição começará em 15 de dezembro, com prioridade para profissionais de saúde. Na sequência, serão vacinados professores e portadores de doenças crônicas que podem agravar a infecção pelo coronavírus.

Publicidade

A vacina chinesa depende de duas aplicações para imunização, espaçadas em catorze dias entre si, o que significa que cem milhões de doses são suficiente para cinquenta milhões de pessoas.