Publicidade

Com o avanço da imunização contra a Covid-19, grande parte dos brasileiros se sentem seguros e com mais esperança, segundo pesquisa

A imunização completa no Brasil corresponde a 57% e tem refletido na queda de casos e mortes da doença

Aumento da imunização traz sentimento de segurança aos brasileiros – Pexels/Maksim Goncharenok

O avanço da imunização contra a Covid-19, no Brasil, tem refletido na queda do número de casos, internações e óbitos. São cerca de 57% dos brasileiros completamente vacinados, com duas doses ou dose única. Restaurantes, escolas e faculdades, por exemplo, têm aberto suas portas, mas as medidas de segurança continuam e devem ser seguidas. 

Publicidade

Nesse contexto, a Pfizer Brasil e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pediram o levantamento de alguns dados, realizado pelo Ipec. Dos 2 mil entrevistados ouvidos, 75% afirmaram se sentir muito seguros com o crescimento dos índices de vacinação. Já 20% disseram se sentir inseguros.

+++ Estado de São Paulo atinge marca de 70% da população completamente vacinada

Sabe-se que as relações e contatos mudaram da noite para o dia com a pandemia. Por um longo período, muitas famílias e amigos evitaram fazer reuniões, e é claro que a saudade tem feito parte da vida de muitos. Isso mostra o porquê de 40% dos participantes desejarem, em primeiro lugar, ter encontros mais frequentes com seus amigos e familiares, além de ir a shoppings, cinemas, teatros, restaurantes, academias e igrejas. 

Enquanto a lugares abertos, como parques e praias, 35% expressaram a expectativa de voltar a frequentar esses lugares, e 32% correspondem ao desejo das pessoas de viajar. E com as atrações apresentadas para festivais como o Rock in Rio e Lollapalooza 2022, a vontade de ir a shows é de 23%.

Publicidade

“Esses dados positivos revelam o reconhecimento da população em relação à contribuição da ciência para a saúde em geral. Graças às novas vacinas contra a Covid-19 vidas estão sendo poupadas e podemos retomar aos poucos a nossa rotina. Mas vale lembrar que a pandemia ainda não acabou. Portanto é de extrema importância que as medidas de prevenção ainda sejam mantidas, diz a líder médica do setor de vacinas da Pfizer Brasil, Júlia Spinardi.

+++ Processo de luto! Especialista explica a melhor maneira de ajudar uma pessoa que está passando por essa dor 

Com esse cenário, os sentimentos despertados na população são de: esperança (29%); otimismo (24%) e alívio (16%). Porém, os casos de Covid-19 voltaram a crescer em países da Europa, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz alerta sobre nova onda e considera essa chamada para todos os países do mundo. Na pesquisa realizada pelo Ipec, 86% mostraram uma preocupação para uma possível nova onda da doença no Brasil

Publicidade

Apesar desse sentimento de segurança, máscaras, higienização de mãos, álcool em gel e distanciamento social são indispensáveis para o nosso dia a dia e, também, para que as taxas continuem em queda.