Publicidade

Choque séptico causou a morte de Maurílio: entenda o que aconteceu

Após tromboembolismo pulmonar, Maurílio sofreu um choque séptico e morreu nesta quarta-feira, 29

Choque séptico causou a morte de Maurílio – Instagram/ @maurilioem

Morreu nesta quarta-feira, 29, o cantor Maurílio, dupla de Luíza, em um hospital de Goiânia. No dia 15 de dezembro, o sertanejo, de 28 anos, passou mal durante a gravação de um DVD — no qual chegou a cair do palco — e precisou ser internado por sofrer um quadro de tromboembolismo pulmonar.

Publicidade

Na manhã do dia 29, pouco antes de sua morte, um boletim médico informou que ele teve piora nas últimas 12 horas após ter quadro de choque séptico. A morte aconteceu às 16h30 e foi confirmada pela assessoria às 16h53.

+++ Imunoterapia: entenda o tratamento que Celso Portiolli fará para combater e prevenir câncer

CHOQUE SÉPTICO: O QUE É?

O choque séptico acontece quando uma infecção se espalha pelo corpo e é capaz de causar a falência múltipla dos órgãos.

É um estágio desafiador para a equipe médica, pois quando o paciente chega nesse estágio da doença, seu organismo já está muito debilitado e há maior foco infeccioso e maior predomínio de substâncias tóxicas produzidas pelos microrganismos.

Publicidade

O médico do artista, Wandervam Azevedo, explicou que o quadro clínico também provoca uma pressão arterial perigosamente baixa.

+++ Candidíase oral: Zé Neto, da dupla com Cristiano, é diagnosticado com fungo, causado pelo uso de corticoide

“Por diminuição da pressão arterial, é comum que pessoas em choque séptico apresentem também maior dificuldade na circulação do sangue, o que faz com que chegue menos oxigênio a órgãos importantes, como o cérebro, o coração e os rins”, explicou o médico Breno Santos ao G1.

Publicidade

O caso trouxe à tona um dado importante: segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a síndrome é a principal causadora de mortes dentro das unidades de tratamento intensivo (UTIs) e a mortalidade no Brasil chega a 65% dos casos.

É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.

Publicidade