Publicidade

Chá de hibisco emagrece mesmo? Descubra mais sobre essa bebida

A planta impede parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos

Chá de hibisco emagrece mesmo? Descubra mais sobre essa bebida – Freepik

A fama do chá de hibisco começou com uma dieta: um plano alimentar com a bebida de hibisco, que prometia perda de peso rapidamente. Mas a queima de gordura corporal é apenas um dos vários benefícios dela!

Publicidade

Em um estudo publicado no The Journal of Nutrition, adultos com pressão alta que consumiram três copos de 20 ml de chá de hibisco diariamente por seis semanas observaram uma diminuição na pressão sanguínea.  

Além disso, graças a certas enzimas e mucilagens presentes na planta, há benefícios em diversas áreas do organismo: no estômago, facilitam a digestão, no intestino, impedem parte da absorção do carboidrato e da gordura dos alimentos e, nos rins, anulam temporariamente a ação do hormônio antidiurético, quando o organismo aproveita para se livrar do excesso de líquidos.

+++ VEJA TAMBÉM: Não é só para decoração: Descubra todos os benefícios da Acácia-branca!
+++ VEJA TAMBÉM: Veja 6 tipos de chás para tomar contra inchaço e gases estomacais

E, essa planta tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação, e cálcio, mineral importantíssimo para os ossos e um facilitador na perda de peso. 

Publicidade

Assim, o badalado efeito emagrecedor do chá de hibisco vem do fato dele facilitar a digestão, regularizar o intestino e combater a retenção de líquido (além de estimular a queima de gordura).

Mas, afinal, o que dá esse poder ao hibisco? Sobretudo a alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante (tira boa parte dos radicais livres de cena) e anti-inflamatoria (que combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções). 

Mas atenção, o chá de hibisco é geralmente considerado seguro, com poucos efeitos colaterais, mas se acontecerem problemas, eles tendem a ocorrer com o uso excessivo de suplementos dessa planta. 

Publicidade

Se usado em excesso, cápsulas de hibisco, tinturas e pó podem causar dor de estômago, gases, constipação, náusea, micção dolorosa, dor de cabeça e zumbido nos ouvidos. Mesmo o consumo excessivo de seu chá pode causar tonturas e fadiga transitórias devido ao seu efeito na pressão sanguínea. 

São recomendadas em média três xícaras do chá por dia para aproveitar seus efeitos. 

Publicidade