Publicidade

Não jogue fora! Casca da laranja ajuda a prevenir Alzheimer e possibilita receitas deliciosas; veja mais

Quase 90% dos óleos essenciais com o ingrediente são compostos de limoneno, um produto químico natural que foi estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e anticâncer

Casca da laranja é cheia de benefícios e pode ser usada de muitas maneiras; confira – Freepik

A laranja, uma das frutas mais consumidas do mundo, é um alimento poderoso e rico em vitamina C, que tem entre seus benefícios melhorar a memória, previnir o câncer, proteger os olhos e o coração. 

Publicidade

Mas, o que muita gente não sabe é que sua casca – descartada pelas pessoas na maioria das vezes – contém benefícios extraordinários para o organismo.

Chega de desperdiçar esse poderoso elemento! Vamos descobrir mais sobre a casca da fruta?

+++ VEJA TAMBÉM: Do oriente ao ocidente! Segundo a cultura chinesa, beber água quente previne acne e ajuda a perder peso; entenda

+++ VEJA TAMBÉM: Cáries, nunca mais! Conheça os alimentos que mantêm a boca saudável e livre desse problema

Publicidade

 

Benefícios

A casca da laranja, além da vitamina C, também contém boas quantidades de vitamina A, folato, riboflavina, tiamina, vitamina B6 e cálcio. Rica em compostos vegetais chamados polifenóis, pode ajudar a prevenir e gerenciar muitas condições crônicas, como diabetes tipo dois, obesidade e Alzheimer.

Publicidade

Também, quase 90% dos óleos essenciais com o ingrediente são compostos de limoneno, um produto químico natural que foi estudado por suas propriedades anti-inflamatórias e anticâncer. 

 

Pode conter resíduos de pesticidas

Publicidade

Os pesticidas são frequentemente usados ​​em frutas cítricas para ajudar a proteger contra mofo e insetos. Portanto, é recomendável lavar as laranjas em água quente para reduzir a quantidade de pesticidas ingeridos.

Veja algumas receitas deliciosas com a casca da fruta compartilhadas pelo Portal Green Me:

 

Publicidade

Cascas de laranja cristalizadas 

Esse doce é muito versátil. Além de lindas, elegantes e deliciosas, podem ser servidas sozinhas ou como enfeite de algum doce, ou sobre o bolo, ou picadinhas como recheio de pães e bolos, no sorvete ou onde sua imaginação te levar.

Ingredientes

  • 500 gramas de casca de laranja
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • Água

Modo de fazer

1. Corte as cascas de laranja em tiras e coloque numa vasilha com água, por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos, 4 vezes ao dia.
2. Depois, retire da geladeira, jogue a água e coloque para ferver por dez minutos numa panela com água limpa.
3. Descarte essa água, e coloque para ferver novamente por mais dez minutos. Repita a operação se achar que as cascas estão muito rígidas ou muito amargas ainda.
4. Depois, escorra a água e volte as cascas na panela com o açúcar e mexa até o caramelizar e começar a cristalizar. Em seguida, coloque-as já caramelizadas numa forma e leve ao sol, por no mínimo, uma hora para secar e terminar de cristalizar.

Guardadas na geladeira, duram 3 meses.

Doce de casca de laranja em calda

Ingredientes

  • Cascas de laranja
  • Açúcar
  • Água
  • Suco de laranja
  • Raspas da casca da laranja

Modo de fazer

Primeiro rale delicadamente um pouco as laranjas. Depois corte as cascas em pétalas grandes. Deixe as cascas de molho e troque de água durante 24 horas. Coloque no fogo água, suco de laranja, açúcar e as cascas de laranja que ficaram de molho, deixe no fogo baixo até caramelizar e formar uma calda.

Azeite aromatizado

Utilize as cascas de laranja para saborizar um azeite de boa qualidade. Coloque algumas, previamente bem lavadas, no vidro do azeite e aguarde pelo menos 5 dias para iniciar o consumo.

Açúcar aromatizado

Utilize as cascas de laranja para aromatizar seu açúcar. Coloque-as no pote do ingrediente e ele ficará com um aroma cítrico maravilhoso.

Chá de casca de laranja

As cascas de laranja podem uma grande aliada na hora de preparar um chá. Quente ou gelado, além de evitar o desperdício, você pode variar o sabor e ter a chance de fazer um chá natural, sem ser industrializado ou aqueles de saquinho vendidos no supermercado.

Para fazer esse chá, tanto podem ser usadas as cascas secas quanto frescas, a diferença é que a infusão com as secas é mais delicada, já com as frescas, devem ser colocadas em água quase fervente, com pequenas bolinhas na superfície, por poucos minutos e acompanhada de pau de canela, cravo, maçã ou pera, para amenizar o amargor.