Publicidade

Bebidas doces durante a amamentação podem prejudicar o bebê, conclui estudo americano

Essa descoberta pode auxiliar em um melhor planejamento alimentar das mulheres durante esse período

Bebidas doces durante a amamentação podem prejudicar o bebê, conclui estudo americano – Freepik

Um estudo publicado pela The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que o consumo de bebidas doces em fase de amamentação pode deixar os bebês mais propensos a desenvolver problemas cognitivos. Isso porque, a alimentação das mães lactantes possui mais influência no leite materno do que os pesquisadores imaginavam.

Publicidade

O estudo analisou a quantidade de bebidas açucaradas que 88 mães consumiram durante o primeiro mês de amamentação. Após isso, foi avaliado o comportamento de seus filhos ao completarem dois anos de idade.

Os pesquisadores então perceberam que os bebês cujas mães disseram ter ingerido açúcar enquanto lactantes apresentaram desenvolvimento cognitivo abaixo da média. Segundo o estudo, a exposição dos pequenos à sacarose ocorreu através do leite materno.

+++ VEJA TAMBÉM: Uso de celular na gravidez pode ser prejudicial ao bebe e à gestante? Saiba mais

+++ VEJA TAMBÉM: Estudo revela que ser mãe depois dos 33 aumenta as chances da mulher viver até os 95 anos

Publicidade

E, a descoberta pode auxiliar em um melhor planejamento alimentar das mulheres durante a amamentação, com quantidades restritivas de açúcares. Assim, tanto as mães quanto os bebês recebem nutrientes de qualidade, proporcionando resultados positivos no desenvolvimento cerebral dos pequenos.

 

EVITE EM EXCESSO DURANTE A AMAMENTAÇÃO 

Publicidade
  • Chocolate: se consumido em excesso pode causar irritabilidade e diarreia no bebê;
  • Cafés, chás e refrigerantes tipo cola: além do açúcar presente no refrigerante, esses alimentos possuem cafeínas, que, em alta doses, pode provocar irritabilidade e padrão deficiente de sono;
  • Leite e derivados: o bebê pode apresentar intolerância à lactose e alergia a proteína do leite e de vaca;
  • Oleaginosas: o consumo de nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache e mais, podem deixar os bebês hipersensíveis ou alérgicos a esses alimentos;
  • Bebidas alcoólicas: além de reduzir a produção de leite, o etanol passa no leite materno na mesma concentração presente no sangue da mãe, por isso, é de extrema importância evitar qualquer tipo de bebida alcoólica durante a amamentação.