Publicidade

Aprenda a congelar os alimentos da maneira correta para evitar desperdícios e facilitar sua vida

Outra vantagem do procedimento é sua contribuição para uma alimentação mais saudável; Entenda

Aprenda a congelar os alimentos de maneira correta e facilite sua vida – Freepik

Praticidade. Essa é a palavra-chave quando o assunto é congelar os alimentos. Além de facilitar o dia-a-dia, principalmente em tempos de quarentena, essa também é uma ótima maneira de evitar desperdícios. Afinal, você pode consumir outro dia aquela porção de comida que sobrou depois de uma refeição!

Publicidade

Outra vantagem do procedimento é sua contribuição para uma alimentação mais saudável já que há um melhor planejamento na construção da rotina alimentar!

E, apesar de haver perda significativa nas quantidades de vitaminas e minerais, muitos desses nutrientes continuam presentes nos alimentos. 

 

+++ VEJA TAMBÉM: Alimentação contra o estresse: o que comer para enfrentar a tensão; Confira
+++ VEJA TAMBÉM: Nutricionista aponta: comer chocolate todos os dias ajuda a emagrecer e evita o estresse – e ainda é delicioso; Leia mais

Publicidade

 

Pensando em tudo isso, veja essas dicas valiosas para congelar os alimentos de forma correta:

 

Publicidade

Higienize os alimentos

O alimento precisa estar limpo e higienizado. Frutas e legumes devem antes ser branqueados (técnica que coloca o alimento em água fervente e, rapidamente, em água gelada) para preservar suas cores. Também é indicado retirar os caroços e as sementes.

Demorar para congelar

Publicidade

Nada de deixar a comida esfriar em cima da pia ou do fogão para depois congelar. Isso pode levar a uma multiplicação de microrganismos.

Vede completamente

Oxigênio é o inimigo. Considere usar um selador a vácuo que bloqueia praticamente todo o ar, estendendo a vida útil do alimento por um ano ou mais. Ou coloque um canudo para sugar o ar antes de fechar. Use recipientes que tenham fechamento hermético e de tamanho adequado para ajudar a evitar espaço ocioso entre o alimento e a tampa, o que facilita a formação de cristais de gelo.

Publicidade

Escolha o melhor recipiente

Sacos de plástico reutilizáveis indicados para congelar alimentos são sua melhor aposta, pois são mais resistentes e menos propensos a rasgar ou vazar (o que pode estragar o freezer). Se as suas únicas opções forem embalagens plásticas ou não específicas para congelar, coloque dois ou mais saquinhos para uma proteção extra. Também evite utilizar papel alumínio – ele pode aumentar o ressecamento e grudar no alimento.