Publicidade

Aos 94 anos, Cid Moreira realiza diálise por conta de problema nos rins

O jornalista Cid Moreira realiza o tratamento para os rins em casa, com ajuda da esposa Fátima Sampaio

Cid Moreira está realizando diálise – Instagram/ocidmoreira

Dono de uma das grandes vozes do jornalismo brasileiro, Cid Moreira, aos 94 anos, está com uma condição nos rins que foi descoberta há cerca de um ano. Sua esposa, Fátima Sampaio, mostrou em vídeo no Instagram de Cid como está sendo o tratamento do jornalista que vem realizando procedimentos de diálise em casa.

Publicidade

Conforme vídeo no canal do YouTube do Hospital Israelita Albert Einstein, a diálise é utilizada quando os rins funcionam com menos de 10% de sua função normal e, com isso, o tratamento serve como um substituto dessa função, filtrando o sangue e removendo excesso de água e substâncias tóxicas

Assim que o problema nos rins foi descoberto, Fátima conta que Cid Moreira precisou realizar hemodiálise no hospital. “Agora a gente faz a diálise em casa, com bastante conforto”, disse. 

Ao mostrar a máquina que realiza o processo, a esposa de Cid explica que a coloca para aquecer juntamente com um líquido. “Esse líquido vai à noite para o peritônio, que é uma camada que recobre os rins, limpa os rins e depois sai”.

Conforme a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 133 mil brasileiros dependem da diálise, e essa quantidade teve um crescimento de 100% nos últimos dez anos. No relato, Fátima diz que no início do diagnóstico eles ficaram preocupados e, ao falar do estado de saúde de Cid Moreira, a esposa explica que uma parte dos rins do jornalista ainda funciona, o permitindo até mesmo a urinar. “Porque tem pessoas que não fazem mais xixi, só através da máquina”

Publicidade

+++ Aos 36 anos, apresentador do SBT tem mal súbito e desmaia ao vivo durante telejornal

+++ Betty White: causa da morte de uma das grandes atrizes de Hollywood é revelada e boatos são desmentidos

VIDA DE CID MOREIRA COM A ROTINA DE DIÁLISE

No vídeo, Fátima também fala sobre a adaptação e qualidade de vida mesmo em meio ao tratamento. “É só para vocês saberem que a vida continua e pode ser confortável viver assim, porque ele faz durante a noite”. Além de ter feito um curso para aprender a usar a máquina, a esposa de Cid Moreira também realiza anotações para encaminhar aos médicos que acompanham e avaliam o jornalista.

Publicidade

Publicidade