Publicidade

Anvisa investiga navios no Brasil e recomenda que cruzeiros no país sejam interrompidos, após casos de infecções por Covid-19

A Anvisa está acompanhando cinco navios e divulgou suas atuais situações epidemiológicas

Anvisa investiga navios de cruzeiro – Pexels/Maurício Mascaro

Com o final de ano, muitas viagens foram realizadas e o destino de algumas pessoas foram cruzeiros. Após a notificação de infecções pelo novo coronavírus em diversos navios, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a interrupção de viagens de cruzeiro nos próximos dias

Publicidade

“A recomendação da Agência leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento”, declarou a Anvisa, em nota, neste domingo, 02. 

Os cruzeiros no Brasil estão liberados desde novembro de 2021, em que dentre os protocolos a serem seguidos estavam: comprovante de vacinação completa contra Covid-19, apresentação do teste PCR com resultado negativo, lotação máxima de 75%, testagem diária de 10% dos passageiros e 10% da tripulação, entre outros

Mas, em meio ao aumento de contaminações nos navios, a Agência está investigando cinco navios que estão em território brasileiros e divulgou, neste domingo, a situação atual dessas embarcações. 

+++ Fiocruz destaca três desafios para o combate da pandemia em 2022. “Estamos terminando o ano de 2021 com mais de 600 mil óbitos”

Publicidade

+++ Anvisa notifica aeroportos para a exigência do passaporte de vacina

NAVIOS INVESTIGADOS PELA ANVISA

MSC Splendida 

Conforme a Anvisa, o navio que se encontra em Santos, São Paulo, está no nível 4 do cenário epidemiológico, o que significa quarentena para a embarcação. No dia 01 de janeiro de 2022, a agência notificou que a empresa informasse os viajantes sobre a suspensão de embarque. 

Publicidade

Conforme a notificação, dentre as considerações para a medida da Anvisa, estão “o surto de casos de COVID-19 detectados entre os tripulantes e passageiros a bordo desde 26/12/2021”, “tem-se encontrado evidências que indicam alta probabilidade de se tratar da variante Ômicron”, entre outras questões, como informações atrasadas. Atualmente, não há passageiros a bordo no navio da empresa. 

Costa Diadema   

Também no nível 4, a operação do navio está suspensa desde a última quinta-feira, 30, e, no momento, segue apenas para o destino final, Santos, em que haverá o desembarque dos passageiros com o seguimento de protocolos sanitários

Publicidade

Quando a embarcação estava no Porto de Salvador, Bahia, viajantes com testes positivos para a doença e pessoas que residem no local tiveram autorização para desembarcar do navio

MSC Preziosa   

De acordo com a Anvisa, o navio que estava ancorado no Porto do Rio de Janeiro, neste domingo, foi autorizado para que os passageiros desembarcassem. Em trecho de nota da MSC Cruzeiros, a empresa disse o seguinte: “Identificamos um pequeno número de casos de COVID-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população a bordo. Todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves”.

Publicidade

Ainda, conforme nota da empresa, os passageiros com testes positivos desembarcaram de acordo com protocolos “para que retornem para suas casas ou fiquem em hotéis para fazerem o período de isolamento necessário”

A Anvisa informou que o navio está no nível 3 e, por conta do cenário epidemiológico, foram autorizados, neste domingo, novos embarques. “A mudança do cenário epidemiológico pode impedir novos embarques e levar ao encerramento do cruzeiro”, disse a agência, em nota. 

Costa Fascinosa e MSC Seaside  

Os navios também estão no nível 3. O Costa Fascinosa está operando e o mesmo alerta feito para o MSC Preziosa também vale para essas embarcações, em que uma transformação no cenário pode levar à interrupção dos cruzeiros.