Publicidade

Anvisa informa caso suspeito da variante Ômicron no Brasil. Paciente teve passagem pela África do Sul

Suspeito da variante Ômicron está em investigação e autoridades também monitoram passageiros do mesmo voo do paciente

Anvisa comunica caso suspeito – Freepik/kjpargeter

A nova variante do coronavírus, Ômicron, gerou um estado de alerta ao redor do mundo. Uma das medidas de segurança anunciada pelo governo brasileiro foi a restrição de voos de seis países da África, que começa a valer nesta segunda-feira, 29 de novembro de 2021. Os países da lista são: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. Mas, no último sábado, 27, um passageiro que chegou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com passagem pela África do Sul testou positivo para Covid-19. 

Publicidade

O caso foi confirmado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está sendo investigado se é um quadro da variante Ômicron. “Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal estão monitorando o caso. O Ministério da Saúde acompanha a situação”, disse o órgão em nota.

+++ Organização Mundial da Saúde anuncia acordo para viabilizar testes de Covid-19 em países pobres

+++ Estado de São Paulo anuncia liberação da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, a partir de dezembro

Uma série de medidas devem ser tomadas em relação a esse caso, para o monitoramento do vírus. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVES), ligado ao Ministério da Saúde, irá entrar em contato com os passageiros e tripulantes do mesmo voo do paciente para observar o estado de saúde de cada um, de acordo com a Anvisa. “As autoridades de saúde também ficarão responsáveis pelo mapeamento genômico para identificação da variante”

Publicidade

ANVISA RECOMENDA A INSERÇÃO DE OUTROS PAÍSES NA LISTA DE RESTRIÇÃO DE VOOS

Neste sábado, a Anvisa recomendou a ampliação da lista de restrição de voo com a adição de mais quatro países: Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia

CASOS DA VARIANTE ÔMICRON NO CONTINENTE AMERICANO

Com quatro continentes com diversos casos já confirmados da variante (Ásia, Europa, Oceania e África), o Canadá anunciou, neste domingo, 28, dois registros na província de Ontário de pessoas que viajaram para a Nigéria.
 

Publicidade