Publicidade
Anvisa registra produto para tratamento de câncer – Pexels/Anna Tarazevich

Um novo tratamento para o câncer foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quarta-feira, 23. Trata-se de um produto de terapia que modifica geneticamente as células imunes dos pacientes contra o câncer hematológico. De acordo com a agência, o recurso tem base em células T de receptores de antígenos quiméricos (CAR), conhecidas como “células CAR-T”.

Publicidade

“As células T do paciente são coletadas no serviço de saúde e enviadas para um centro de fabricação, onde são geneticamente modificadas, incluindo-se um novo gene que codifica uma proteína específica (um receptor de antígeno quimérico ou CAR)”, explica o órgão regulador. A missão dessa proteína é orientar as células T para atacarem e matar as células do câncer e, após o processo, as células são modificadas em laboratório para serem “formuladas em suspensão farmacêutica para compor o produto que será infundido no paciente”.

+++ Três produtos medicinais à base de Cannabis são aprovados pela Anvisa

+++ Cidade do Rio de Janeiro reduz intervalo de segunda dose da Pfizer para crianças com comorbidades

NOVO TRATAMENTO DE TERAPIA GÊNICA CONTRA CÂNCER É INDICADO APENAS PARA PACIENTES ATÉ 25 ANOS

Com o registro, a Anvisa destaca que o tratamento faz parte da geração de imunoterapias personalizadas. Mas, a agência destaca que serve apenas para crianças e jovens até 25 anos e com as seguintes condições:

Publicidade
  • Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva;
  • Linfoma Difuso de Grandes Células B (LDGCB) recidivado ou refratário, depois de duas ou mais linhas de terapia sistêmica em pacientes adultos.

O produto aprovado após 268 dias de análise pela Anvisa é o Kymriah (tisagenlecleucel), também utilizado e autorizado nos Estados Unidos, países europeus e Japão.