Publicidade

Alimentação saudável: Criar um cardápio semanal auxilia um estilo de vida equilibrado

Comidas in natura ou minimamente processadas são a base de um estilo de vida balanceado

Alimentação saudável: Criar um cardápio semanal auxilia um estilo de vida equilibrado – Freepik

Uma alimentação saudável é aquela que oferece ao corpo nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, permitindo que o indivíduo tenha uma saúde equilibrada e uma boa qualidade de vida, sabia?

Publicidade

No entanto, não basta consumir saladas e evitar gorduras! Uma alimentação saudável existe quando há uma ingestão balanceada de nutrientes e vitaminas, considerando uma correta proporção de consumo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, entre outros. 

Além disso, a maioria das pessoas pode ter dificuldade ao começar a tentar esse estilo de vida mais equilibrado, por isso algumas dicas são fundamentais! Confira:

+++ VEJA TAMBÉM: Com seus diversos benefícios, feijão pode ser um grande aliado do emagrecimento e pode ser ingerido no jantar
+++ VEJA TAMBÉM: Ricota é uma ótima opção – com pouco sódio tem maior concentração de proteínas que os queijos

IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 

Publicidade

Para começar, uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento correto do nosso organismo. 

Alguns benefícios são:

  • Manutenção de um peso saudável;
  • Bom funcionamento do intestino;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Controle de doenças como diabetes e hipertensão;
  • Prevenção do câncer;
  • Combate contra doenças mentais, como depressão;
  • Melhora das funções de aprendizado e de memória;

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS

Publicidade

Também, o processo natural de fabricação dos alimentos prontos inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras. Além disso, também trazem outras substâncias de uso industrial e sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão, que não favorecem a alimentação balanceada.

Por isso, evite o consumo de alimentos como:

  • Salgadinhos 
  • Bolachas recheadas
  • Mistura para bolo
  • Macarrão instantâneo
  • Sopa em pó
  • Tempero pronto 
  • Refrigerantes

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Além disso, os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças. Soja e peixe, por exemplo, auxiliam a reduzir o colesterol ruim, castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho, auxiliam o sistema imunológico, já couve, repolho e brócolis, podem proteger contra alguns tipos de câncer.

Publicidade

CARDÁPIO SEMANAL
Mais uma dica é criar um plano semanal com o cardápio da semana. Isso ajudará a organizar a alimentação ao longo dos dias e evitará o consumo de alimentos prontos e ultraprocessados.

LISTA DE SUPERMERCADO
Também, com um plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado. Faça uma lista de compras para te ajudar a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde.

CAFÉ DA MANHÃ EQUILIBRADO
Suas escolhas saudáveis começam pela manhã com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem-disposto.

Publicidade

ATENÇÃO AO COMER
E, tente se concentrar enquanto realiza suas refeições. Comer enquanto assiste TV ou acessar o celular pode fazer com que você consuma além do necessário. Além disso, utilize esse momento para sentir a textura e o sabor dos alimentos e apreciar cada mordida.

IN NATURA
Para finalizar, alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada. Inclua no cardápio: feijões, castanhas, tubérculos, grãos, frutas, legumes e verduras.