Publicidade

Alergia, gripe ou Covid-19? Entenda como diferenciar os sintomas

O endocrinologista e clínico Dr. João Branco explicou as diferenças dos sintomas para reduzir as dúvidas na hora do diagnóstico

Saiba reconhecer as diferenças entre a Covid-19, rinite e uma gripe – Freepik/ katemangostar

O inverno chegou com tudo no Brasil este ano. Em todo o país, as temperaturas baixas estão batendo recordes e causando desconforto naqueles que preferem o verão.

Publicidade

Com isso, os quadros gripais também aumentaram e a preocupação com os sintomas elevaram o nível de alerta de algumas pessoas. 

Durante a pandemia, a preocupação em se contaminar com a Covid-19 tem deixado muita gente alérgica e gripada preocupada com medo de ter contraído o novo coronavírus. 

+++ Brasil ultrapassa marca de 110 milhões de doses de vacina aplicadas contra a Covid-19

Mas então, como diferenciar gripe, alergia e Covid-19?

Publicidade

O endocrinologista e clínico Dr. João Branco explica a diferença para reduzir as dúvidas na hora do diagnóstico.

“A rinite não integra o quadro médico infeccioso, ela está relacionada a fenômenos vasomotores envolvendo variações de temperatura, ou seja, uma reação alérgica. O que é muito comum no inverno, com clima mais frio”, destacou o médico sobre a rinite alérgica. 

“As gripes comuns são infecções virais, com sintomas bem parecidos com a Covid-19. Porém, o que diferencia uma doença da outra é o desfecho. A Covid-19 pode desenvolver um quadro vascular ou respiratório grave”, explica o médico, que alerta sobre a possibilidade maior da gripe ser um quadro de Covid.

Publicidade

“Porém, toda gripe precisa ser interpretada como um possível quadro de Covid. Por isso, faça todos os exames necessários até que seja totalmente descartado. Gripes comuns não costumam desenvolver para quadros tão graves, mas sempre é necessário ficar atento, fazer exames e o tratamento indicado”, orienta.

+++ Pfizer ou CoronaVac são as únicas vacinas que grávidas devem tomar, segundo o Ministério da Saúde

Testes de Covid-19

Publicidade

Para algumas pessoas, estas três doenças podem ter sintomas muito parecidos, por isso, para acabar com a dúvida e recorrer ao tratamento correto, a alternativa mais eficiente é a realização de um teste de Covid-19.

Dependendo do resultado, o teste pode te deixar mais tranquilo e menos preocupado com os sintomas e se caso o resultado detecte a infecção pela Covid-19, você poderá tomar as medidas de precaução para evitar que um parente próximo ou outras pessoas se contaminem. 

Publicidade