Publicidade

5 dicas de gorduras do bem! Azeite e abacate são ótimos para diminuir o colesterol ruim; Veja mais

A chia, que tem 30% de gordura em sua composição, aumenta a saciedade e é aliada do emagrecimento por ser rica em fibras

Conheça 5 alimentos com gorduras que fazem bem! – Freepik

Uma dieta saudável precisa ter gordura! Essa frase pode ser estranha para quem sempre viu esse nutriente como o “responsável” pelo aumento de peso.

Publicidade

Mas engana-se quem pensa desta maneira!

A gordura é um nutriente com funções nobres no organismo – ela ajuda na produção de hormônios e no transporte de vitaminas. Você sabia?

Mas, claro, é preciso maneirar e a proporção do nutriente não pode passar de 30% da alimentação diária. E mais, 90% dessas gorduras devem ser “amigas”.

E o que são as ‘gorduras amigas’?

Publicidade

São as que, além de manter os níveis do colesterol bom (HDL) e baixar o ruim (LDL), estimulam o metabolismo, ajudando na perda de peso. Fornecem ácidos graxos essenciais, que são fonte de energia, mantêm a pele macia, transportam vitaminas no sangue e produzem hormônios. 

+++ VEJA TAMBÉM: Conheça o tipo de gordura presentes nos alimentos e quais são melhores para a saúde

+++ VEJA TAMBÉM: Menopausa x mulheres: saiba quais alimentos você deve evitar para não sentir desconfortos no período

Publicidade

Confira esses alimentos do bem:

1. Azeite
É fonte de gorduras monoinsaturadas. Possui “ácido oleico, que reduz o colesterol ruim”, diz a nutricionista Isabelle Mastelaro. Use 3 col. (sopa) ao dia.

2. Abacate
Até 50% das gorduras dele são ácidos monoinsaturados, enquanto o restante são ácidos graxos poli-insaturados. Ingira meia fatia pequena ao dia.

Publicidade

3. Oleaginosas
Nozes, pistaches, castanhas etc. são ricas em ômegas 6 e 3, o que as torna calóricas. Consuma pequenas quantidades.

4. Peixes
Alguns tipos são ricos em ômega 3, mas fique de olho na origem. “A sardinha e o salmão geralmente apresentam quantidades maiores de ácidos graxos”, considera o nutricionista Gabriel Cairo Nunes. Consuma um filé médio três vezes na semana.

5. Chia
Tem 30% de gorduras em sua composição, sendo rica em ácidos graxos poli-insaturados. Por ser rica em fibras, aumenta a saciedade e é aliada do emagrecimento. Consuma até 25 g ao dia.

Publicidade

 

*Por Natasha Franco | Fonte nutricionista Isabelle Masteralo e Gabriel Cairo Nunes | Adaptação Kelly Miyazzato e Yasmin Salem