Publicidade
Pesquisa constata alternativa para facilitar o processo de exercícios físicos – Pexels/cottonbro

Atividade física é indispensável para a preservação de um corpo e uma mente mais saudável. Mas, para muitas pessoas, nem sempre é fácil manter – ou até mesmo intensificar aos poucos – a dose diária de exercícios. 

Publicidade

Estudo publicado na revista The Lancet aponta que cerca de 47% da população brasileira não pratica atividade física. Por vezes, o impeditivo não é nem mesmo a falta de motivação, como destaca a pesquisa realizada por Emily Balcetis, cientista comportamental da Universidade de Nova York.

Balcetis constatou que focar visualmente no objetivo facilita o processo de exercícios. A pesquisa envolveu dois tipos de grupo em uma caminhada: um de referência e outro de intervenção. O de intervenção foi aconselhado a manter os olhos na linha de chegada e, por conta desse treino mental, eles ficaram 30% mais próximos da meta do que o outro grupo e tiveram menos dores durante a prática.

+++ Exercícios para os músculos com apenas um elástico! Confira formas de usar o equipamento 

+++ O caminho da saúde! Dar 7 mil passos por dia pode reduzir índices de mortalidade

Publicidade

A cientista comportamental enfatizou que nada foi alterado no exercício em si, mas o que levou a esse resultado foi justamente a conexão entre o foco mental e o foco visual. Essa estratégia, aplicada dia após dia, afeta a autoavaliação, fazendo com que a pessoa acredite mais na sua capacidade de chegar lá. Além disso, querendo ou não, pensamentos desencorajadores interferem nos nossos planos.

Não importa quem está em forma ou não, esse método pode ser a chave para ajudar muitos a não desistirem de atividades físicas no meio do caminho e encontrar ainda mais prazer em uma vida ativa.

Publicidade