Publicidade

Níveis de exercícios x condicionamento físico. Estudo mostra como funciona essa relação

Publicado no European Heart Journal, pesquisa aponta que é possível compensar o sedentarismo com uma prática intensa de exercícios

Estudo sobre exercícios e condicionamento físico – Pexels/Jonathan Borba

Passar o dia sentado em frente ao computador virou algo mais comum do que imaginamos. O sedentarismo tem tomado conta da vida de muitas pessoas, como apontam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em que 47% dos brasileiros têm esse estilo de vida nada saudável. E o cenário é ainda pior quando se observa a taxa entre os jovens, pois 87% das pessoas desse grupo são sedentárias. 

Publicidade

Um estudo publicado no European Heart Journal, em agosto de 2021, mostrou que é possível compensar as consequências de uma vida sedentária com a prática de exercícios mais intensos por pouco tempo e com o número de passos por dia acima da média. A pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Boston, Estados Unidos, buscou compreender a relação dos níveis de exercícios físicos com a melhora do condicionamento e a boa forma. 

O estudo destaca que os exercícios leves também são importantes para o condicionamento físico, principalmente para pessoas idosas ou com condições que as impedem de realizar algo além disso. Mas para aqueles que possuem condições e respaldo médico, os pesquisadores apontam alternações entre exercícios moderados e intensos para o aprimoramento da boa forma.

+++ Não fuja das escadas da sua casa! Os degraus podem servir como recurso para treinos físicos; saiba como fazer

+++ Exercícios de manhã ou no fim da tarde? Veja os pontos positivos e negativos de cada horário

Publicidade

Isso porque, segundo o estudo, uma prática mais intensa chega a ser três vezes mais eficiente para o condicionamento do que só uma caminhada, além de melhorar a capacidade corporal de iniciar e manter atividades com níveis mais baixos. 

Mas é bom ressaltar que nada deve ser feito sem uma avaliação médica, para evitar a ocorrência de lesões ou outros tipos de problema. A intensidade de um exercício vai depender de cada corpo.

CONDICIONAMENTO FÍSICO

Publicidade

É a saúde física e a capacidade da pessoa em melhorar o funcionamento do músculo-esquelético e metabólico a partir do desenvolvimento da força muscular, potência, resistência cardiovascular e muscular e flexibilidade. 

Confira uma sequência de treino para aprimorar o condicionamento físico, no canal da Carol Borba:

Publicidade