Publicidade

Não fuja das escadas da sua casa! Os degraus podem servir como recurso para treinos físicos; saiba como fazer

Os exercícios físicos em casa tiveram um aumento, em que o treino funcional subiu 94% e o ciclismo indoor 42%

Treinos em casa com escada – Freepik/freepik

Sabe quando você está em casa e pensa: “não tem nada para fazer”. Se você tiver por perto um lance de escadas, você tem algo para fazer sim: exercício físico. Não é preciso equipamentos, apenas roupa e tênis confortáveis. Pesquisa da Polar indica que as atividades de casa tiveram uma alta: o treino funcional aumentou 94%, enquanto o ciclismo indoor subiu 42%. 

Publicidade

A tonificação das pernas e dos glúteos é um dos resultados positivos destacado até mesmo pela educadora física Carol Borba, no vídeo no seu canal do Youtube, em que ela explica maneiras de fazer exercícios em uma escadaria.

+++ Visualize! Concentração no objetivo é um método que pode facilitar a prática de exercícios

+++ Exercícios de manhã ou no fim da tarde? Veja os pontos positivos e negativos de cada horário

E quantos degraus subir? Carol explica que devem ser “dois andares, mais ou menos, se você estiver no seu prédio e se você estiver ao ar livre você pode subir, mais ou menos, uns 60 degraus”

Publicidade

Subir em alta velocidade

Nessa prática não há muito segredo, basta subir rápido um degrau por vez e voltar. Feito isso, Carol recomenda encostar as costas o mais reto possível em uma parede e ficar no formato de uma cadeira. “Nessa posição você vai contar até 30, ou seja, 30 segundos entre cada exercício”

Subir de dois em dois

Publicidade

Com a coluna reta, dessa vez você subirá a escada de dois em dois degraus. “Olha se o seu calcanhar está bem firme no degrau”, isso porque “você não pode deixar o calcanhar para fora”, como explica Carol. 

Subir com aprofundamento

Nesse exercício, continuará a subida de dois em dois degraus e de forma mais lenta. A diferença é que cada passo será feito com aprofundamentos, em que o corpo agacha levemente, para trabalhar os glúteos. “Calcanhar apoiado, dá uma descidinha e sobe”.

Publicidade

Confira mais sobre os exercícios no vídeo abaixo: 

Publicidade