Publicidade
Exercícios com halteres – Freepik/freepik

Se a sua casa tem pouco espaço para equipamentos de exercício físico muito grandes, uma opção para não ficar parado é utilizar os halteres de peso. E caso não tenha o aparelho, também há objetos em casa que podem servir para treinar os músculos, como garrafas de água, caixas de leite, pacotes de arroz e até mesmo encher meias com areia.

Publicidade

Um estudo realizado ano passado pela Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual Vale do Acaraú e Centro Universitário de João Pessoa mostrou que as pessoas que se exercitaram em casa no período de distanciamento, em relação aos fisicamente inativos, tiveram uma melhora na qualidade de vida, no sono e redução dos níveis de estresse e ansiedade.

+++ Não fuja das escadas da sua casa! Os degraus podem servir como recurso para treinos físicos; saiba como fazer

+++ Níveis de exercícios x condicionamento físico. Estudo mostra como funciona essa relação 

E mesmo com a volta gradual e número reduzido de pessoas em estabelecimentos como academias, se exercitar em casa também é uma prática que deve ser mantida ou adotada. Por isso, confira três maneiras de treinos com halteres de peso:

Publicidade

Coice

No vídeo “Projeto Massa Magra #PMMBORBA – Aula 5 Membros superiores”, a educadora física Carol Borba mostra como deve ser feita a posição desse treino: “Você vai inclinar o seu peso para frente, trazer o cotovelo na altura do corpo”. Depois, é preciso “esticar para trás o braço e voltar”. Carol recomenda fazer o movimento 15 vezes para trabalhar o tríceps.

Remada curvada 

Publicidade

Esse movimento deve ser feito de pé, mas com as pernas levemente flexionadas e o tronco inclinado para frente. Depois, basta inspirar e puxar os halteres para cima com os braços flexionados e expirar quando for baixá-los, suavemente, em direção ao chão. O ideal é fazer 12 vezes desse treino que irá trabalhar os músculos das costas e peitoral.

Rosca direita

Para trabalhar os bíceps, a educadora física Carol Borba orienta a “afastar os pés na largura do quadril, abrir seu peito e contrair seu abdômen”. O movimento é simples, basta subir e descer os braços, flexionados. “Nada de puxar o cotovelo para trás”, além de prestar atenção para não inclinar o corpo para trás. “O abdômen tem que estar bem firme e contraído para você conseguir manter uma postura legal e não sobrecarregar as suas costas”. Carol indica uma repetição de 15 vezes.

Publicidade

Confira o vídeo abaixo do canal da Carol Borba:

Publicidade